A caminho dos
Óscares 2019
A corrida para os prémios que distinguem os piores do ano no cinema promete ser renhida: "Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano", "Holmes & Watson", "Pela Hora da Morte" e "Death of a Nation", inédito em Portugal, tiveram seis nomeações para os Golden Raspberry Awards, mais conhecidos por Razzies.
Seguindo a tradição, as nomeações para os "Óscares" dos piores foram conhecidas no dia anterior ao anúncio dos candidatos para as mais valiosas estatuetas douradas.
A organização destaca 2018 como "um ano cheio de desastres", dando como exemplos a queda dos mercados, um possível "impeachment" presidencial, os incêndios e inundações devastadores, e os tiroteios em massa.... a que se juntaram os filmes.
Os títulos mais nomeados passaram pelas salas de cinema portuguesas com exceção de "Death of a Nation", um documentário político do comentador republicano Dinesh D'Souza que, juntamente com o documentário de Michael Moore "Fahrenheit 11/9", acabaram por valer a Donald Trump uma nomeação para pior ator (a esposa e ainda a fiel comentadora Kellyanne Conway também não foram esquecidas na categoria de piores atrizes secundárias).
Para o agora presidente americano, este é um regresso: ganhou o "Razzie" de pior ator secundário em 1991 com "As Loucuras do Meu Fantasma".
Sendo provável que esta seja uma ocasião em que não queira ganhar, a verdade é que entre a concorrência está John Travolta, um veterano destes prémios (que dominou em 2000 com piores com "Terra - Campo de Batalha") mas que não era nomeado desde 2009, que conseguiu um regresso graças a "Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano", e ainda Johnny Depp, que só começou a aparecer nos Razzies em 2013 mas já conseguiu juntar desde então sete nomeações e volta a estar na corrida só por dar a voz à animação "Sherlock Gnomes".
A outra surpresa das nomeações acaba por ser a presença discreta de "As Cinquenta Sombras Livre" da lista: apenas está nomeado para pior atriz secundária (Marcia Gay Harden), realização (James Foley) e argumento).
O primeiro filme dominou os Razzies há três anos, com "distinções" para Pior Filme (empatado com "Quarteto Fantástico"), Ator e Atriz (Jamie Dornan e Dakota Johnson), Argumento e Combinação (outra vez os atores principais), enquanto a sequela "As Cinquenta Sombras Mais Negras" conseguiu oito nomeações e ganhou para pior atriz secundária (Kim Basinger) e pior "remake/exploração/sequela" (o palmarés foi dominado pela animação "Emoji: O Filme").
Melissa McCarthy também pode conseguir um feito pouco habitual: à nomeação de pior atriz por dois filmes ("Pela Hora da Morte" e "Life of the Party") pode juntar esta terça-feira uma para os Óscares com "Can You Ever Forgive Me?". O que não serve de proteção: uma das concorrentes aos piores este ano é a antiga vencedora Helen Mirren por "A Maldição da Casa Winchester".
As nomeações para os Razzies foram votadas pela internet por 1047 membros da organização distribuídos por 50 Estados americanos e 25 países estrangeiros, entre cinéfilos, críticos e pessoas ligadas à indústria cinematográfica americana.
Os "vencedores" serão conhecidos a 23 de fevereiro, um dia antes da outra cerimónia de Los Angeles que dá estatuetas por "excelência cinematográfica".
LISTA DE NOMEAÇÕES
PIOR FILME
- "Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano"
- "Holmes & Watson"
- "A Maldição da Casa Winchester"
- "Pela Hora da Morte"
- "Robin Hood"
PIOR ATRIZ
- Jennifer Garner ("Peppermint")
- Amber Heard ("London Fields")
- Melissa McCarthy ("Pela Hora da Morte" e "Life of the Party")
- Helen Mirren ("A Maldição da Casa Winchester")
- Amanda Seyfried ("O Figurante")
PIOR ATOR
- Johnny Depp (apenas voz) ("Sherlock Gnomes")
- Will Ferrell ("Holmes & Watson")
- John Travolta ("Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano")
- Donald J. Trump (como ele próprio) ("Death of a Nation" e "Fahrenheit 11/9")
- Bruce Willis ("Death Wish: A Vingança")
PIOR ATRIZ SECUNDÁRIA
- Kellyanne Conway (como ela própria) ("Fahrenheit 11/9")
- Marcia Gay Harden ("As Cinquenta Sombras Livre")
- Kelly Preston ("Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano")
- Jaz Sinclair ("Slender Man")
- Melania Trump (como ela própria) ("Fahrenheit 11/9")
PIOR ATOR SECUNDÁRIO
- Jamie Foxx ("Robin Hood")
- Ludacris (apenas voz) ("Cães à Solta")
- Joel McHale ("Pela Hora da Morte")
- John C. Reilly ("Holmes & Watson")
- Justice Smith ("Mundo Jurássico: Reino Caído")
PIOR COMBINAÇÃO
- Qualquer combinação de dois atores ou bonecos (especialmente naquelas cenas de sexo assustadoras) em "Pela Hora da Morte"
- Johnny Depp & a sua carreira a cair rapidamente a pique (por favor, ele está a fazer vozes para desenhos animados) em "Sherlock Gnomes"
- Will Ferrell & John C. Reilly (a destruir duas das personagens mais adoradas da literatura) em "Holmes & Watson"
- Kelly Preston & John Travolta (a conseguirem críticas tipo "Terra - Campo de Batalha") em "Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano"
- Donald J. Trump & a sua sistemática auto-irrelevância ("Death of a Nation" e "Fahrenheit 11/9")
PIOR REMAKE/EXPLORAÇÃO/SEQUELA
- "Death of a Nation" (nova versão de "Hillary's America: The Secret History of the Democratic Party"
- "Death Wish: A Vingança"
- "Holmes & Watson"
- "The Meg" (exploração de "Tubarão")
- "Robin Hood"
PIOR REALIZAÇÃO
- Etan Cohen ("Holmes & Watson")
- Kevin Connolly ("Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano")
- James Foley ("As Cinquenta Sombras Livre")
- Brian Henson ("Pela Hora da Morte")
- Os irmãos Spierig (Michael & Peter) ("A Maldição da Casa Winchester")
PIOR ARGUMENTO
- "Death of a Nation"
- "As Cinquenta Sombras Livre"
- "Gotti: Um Verdadeiro Padrinho Americano"
- "Pela Hora da Morte"
- "A Maldição da Casa Whinchester"
Comentários