Quais os filmes indispensáveis a quem está prestes a atingir uns respeitáveis 30 anos? As escolhas compõem uma lista com as recomendações dos apreciadores de cinema mais à mão. Esta semana, a proposta é um dos clássicos de Quentin Tarantino.
Prémios como o de Diogo Costa Amarante com a curta-metragem "Cidade Pequena" no Festival de Berlim estão a fazer aumentar interesse pelo cinema português. Agora, começam a desenhar-se estratégias para a sua divulgação.
Desde dispensar um anfitrião a entregar as estatuetas de categorias importantes durante os intervalos, passando por uma ideia abortada de premiar o "filme mais popular": os organizadores dos Óscares lutam para manter a importância e a audiência do prémio mais famoso do cinema entre controvérsias int
O primeiro filme é o maior sucesso de bilheteira de sempre na animação e os números do primeiro trailer da sequela revelam que o entusiasmo dos fãs continua forte.
Prometeu acalmar porque já tem noção da mortalidade, mas com um Óscar e mais três nomeações, incluindo para a próxima cerimónia com "Vice", agora nos cinemas portugueses, Christian Bale é tão conhecido no cinema pelo talento como pelas impressionantes transformações físicas.
Academia tenta tranquilizar Hollywood após a revolta causada pela revelação das categorias que serão anunciadas fora da cerimónia em direto e carta-aberta assinada por dezenas de personalidades.
A presença da plataforma de streaming nos festivais de cinema volta a ser contestada, agora pelos exibidores na Alemanha, por causa do filme "Elisa y Marcela", da espanhola Isabel Coixet.
Realizador na corrida aos Óscares por "BlacKkKlansman: O Infiltrado" também foi conquistado pela plataforma de streaming. O filme "Da 5 Bloods" terá Chadwick Boseman como um dos protagonistas.
Obra cinematográfica revela uma "relação particular entre imagem, tempo e espaço" e questiona "permanentemente a natureza do cinema, colocando em causa" as perceções e hábitos dos espectadores, refere o museu do cinema.
Alfonso Cuarón, Seth Rogen e a organização americana dos diretores de fotografia e efeitos especiais estão contra a decisão da Academia de empurrar categorias dos Óscares para os intervalos da cerimónia, mas o mais demolidor é Russell Crowe.