O festival foi criado no outono de 2004 para ser um evento com artistas da pop e folk alternativa e que acontecesse fora do circuito de eventos musicais de verão e numa localidade fora de Lisboa e do Porto. Ao longo dos anos, o festival mudou do outono para a primavera e passou de dois para um dia de atuações.

Este ano o cartaz é dominado sobretudo por artistas portugueses - a exceção são os londrinos The Veils -, repartidos por duas sessões de concertos: a partir das 17:00 e a partir das das 21:00, no auditório do Europarque.

Os primeiros a entrar em cena serão os You Can't Win Charlie Brown, que editaram em janeiro o segundo álbum de originais, "Diffraction/Refraction". O sexteto, que inclui Afonso Cabral, João Gil, Salvador Menezes, Luís Costa, Tomás Sousa e Davis Santos, participou em 2009 na coletânea "Novos Talentos FNAC", no ano seguinte editou o EP "You can't Win Charlie Brown" e, em 2012, o álbum "Chromatic".

Na tarde de 30 de março atuarão ainda os The Veils, formados em Londres em 2001 e que deverão mostrar o álbum "Time stays, we go", editado na primavera de 2013.

À noite, o primeiro a atuar é Walter Benjamin, personalidade artística do músico lisboeta Luís Nunes, que editou em 2012 o álbum "The imaginary life of Rosemary and me" e que recriou recentemente na íntegra e ao vivo o álbum "The Queen is dead", dos Smiths.

O festival encerrará com a fadista Gisela João, antiga vocalista dos Atlântida, que lançou em 2013 o primeiro álbum de fado, homónimo, considerado pela crítica portuguesa um dos melhores discos do ano. A fadista não se remete apenas ao universo do fado. Em 2012 atuou no Lux com o músico e produtor norte-americano Nicolas Jaar e participou no novo álbum da rapper Capicua, "Sereia louca", a editar em março. Na semana passada atuou com os Linda Martini, em Lisboa.

Em 2013, o Festival Para Gente Sentada contou com Patrick Watson, Mélanie Pain, com o luso-inglês Little Friend e com a portuguesa Emmy Curl.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.