O Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia, foi atribuído à obra “José Saramago: a Literatura e o Mal”, da autoria de Carlos Nogueira, anunciou hoje a autarquia.
O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio apelou aos jovens brasileiros para se registarem de forma a votarem nas eleições presidenciais de outubro no Brasil, provocando uma resposta sarcástica por parte do Presidente brasileiro, Jair Blsonaro.
O músico brasileiro Marcos Valle volta a atuar este ano em Portugal, com quatro datas marcadas para outubro, no âmbito de uma nova digressão pela Europa, anunciou a promotora do artista.
O cantor português Noble vai atuar, a 25 de junho, no Teatro Tivoli, em Lisboa, onde deverá apresentar ao vivo o álbum "Secrets", editado em fevereiro passado, foi hoje anunciado.
A Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes em Portugal esclareceu hoje que os artistas recebem mais pela utilização das suas obras online, do que faz crer uma campanha lançada esta semana em defesa de um “streaming justo”.
A venda de livros em Portugal cresceu mais de 35% no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2021, correspondendo a um encaixe de 34,9 milhões de euros, revelou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
A estreia do espetáculo “Fausto”, de Goethe, e uma festa de aniversário assinalam 50 anos da Comuna, o teatro-laboratório lisboeta batizado pelo público com inspiração na comunidade, que driblou a censura e que nasceu no dia do Trabalhador.
O músico e produtor norte-americano Brian Jackson vai atuar este ano pela primeira vez em Portugal, com concertos marcados para 27 de maio, no Porto, e 4 de junho, em Lisboa, anunciou a promotora.
Cante, miniconcertos à varanda, dança, instalações artísticas, performance, cinema estão entre os ‘ingredientes’ de um novo ciclo de programação cultural da associação PédeXumbo, na cidade de Évora, que arranca na segunda-feira, divulgou hoje a organização.
O coreógrafo Henrique Amoedo será o novo diretor artístico do Teatro Viriato, substituindo Patrícia Portela, que deixou o cargo no final de janeiro, anunciou hoje o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV).
O Festival Dias da Dança (DDD) “ganhou maturidade”, na edição deste ano, e assumiu uma “missão mais clara e um olhar mais longo” em que o contemporâneo não é “uma disciplina”, mas “o que se está a fazer hoje”.
Um novo prémio destinado a contemplar, em oito categorias, obras literárias escritas por autores de língua portuguesa, foi lançado esta semana em Brasília e as inscrições estão abertas até 28 de maio, para livros publicados em 2021.
A Companhia de Teatro de Almada põe em cena, a partir desta sexta-feira, “O Misantropo” de Molière, numa adaptação de Martin Crimp, versão moderna de um clássico, que, para o encenador Nuno Carinhas, constituiu um “desafio duplo”.
Um total de nove concertos preenche a temporada deste ano de música clássica na capela do Paço Ducal e na igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, no distrito de Évora, que abre esta sexta-feira.
A Associação Sara Carreia vai atribuir 10 bolsas de estudo de mil euros cada uma a alunos desfavorecidos do concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.
Burna Boy, Trippie Redd e Piruka são alguns dos nomes do Summer Fest, que regressa a 1 e 2 de julho à Ericeira, no concelho de Mafra, e cujo cartaz integral foi hoje divulgado.
Cerca de 4000 artistas, autores e representantes das indústrias criativas de 50 países assinaram uma carta aberta de solidariedade para com os artistas ucranianos e a exigir o fim da invasão russa na Ucrânia, foi hoje anunciado.
O presidente do Conselho Internacional da Dança (CID), Alkis Raftis, apelou hoje à solidariedade e união entre bailarinos para obter resultados com ações concretas, numa altura em que o setor também sofre o impacto da guerra na Ucrânia.
O centésimo aniversário do nascimento de José Saramago servirá de mote para as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, explicou à Lusa o embaixador de Portugal em Brasília.
Sete projetos musicais ‘made in’ Portugal, dedicados ao pop rock, compõem o cartaz da segunda edição do Quina das Beatas Fest, em Portalegre, após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, foi hoje divulgado.
A Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) apoiou este ano a edição no Brasil de 68 obras de autores de língua portuguesa, em cerca de 100 mil euros, entre os quais Luandino Vieira, Mário Cláudio e Pepetela.
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Eunice Muñoz, “uma atriz de exceção, cujo nome se confunde com o teatro português”, em que “a sua arte engrandeceu Portugal”.
A Biblioteca Municipal de Sátão reabre ao público esta quarta-feira, depois de ter estado sensivelmente um ano fechada, para requalificação, num investimento de cerca de 200 mil euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.