A escritora espanhola Sabina Urraca disse hoje à Lusa que o primeiro livro, “As Meninas-Prodígio”, editado este mês em língua portuguesa, explora “a nudez dos sentimentos” na vida de uma rapariga da infância até ser jovem adulta.
“Se soubesse a data da sua morte, como viveria a vida?” é a premissa e o fio condutor do segundo romance da autora norte-americana Chloe Benjamin, “Os Imortalistas”, que chega às livrarias portuguesas no dia 2 de julho.
A orquestra juvenil Pundaquit Virtuosi, formada por filhos de pescadores de uma vila costeira das Filipinas, vai atuar no sábado, na vila de Ferreira do Alentejo, no 13.º concerto do Festival Terras Sem Sombra deste ano.
Quarenta eventos portugueses de cultura e desporto, entre os quais festivais de música e, pela primeira vez provas de atletismo, vão receber apoio financeiro para serem mais sustentáveis e ecológicos, através do programa Sê-lo Verde.
A escritora Hélia Correia é a vencedora por unanimidade do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela obra "Um Bailarino na Batalha", anunciou hoje a associação.
Os músicos portugueses Bruno Pernadas e Moullinex vão atuar em outubro no festival Jameson Urban Routes, em Lisboa, para interpretar o álbum "Mother Earth's Plantasia", do autor canadiano Mort Garson, revelou a organização.
Os Therapy? foram anunciados hoje para a noite de 22 de agosto de festival EDP Vilar de Mouros, em substituição dos britânicos Killing Joke, "que, por motivos logísticos, alheios à organização", não podem atuar no festival, segundo a promotora.
O Boom Festival doou à Missão Dimix, uma organização não governamental (ONG) de São Tomé e Príncipe, tecnologia para transformar plástico em novos produtos, no âmbito do seu projeto social Boom Karuna Project, foi hoje anunciado.
Os portugueses Paus editam a 5 de julho um EP em digital, gravado em maio em São Paulo, com a participação de vários músicos convidados, revelou a editora Sony Music.
Uma quinta biológica do concelho da Covilhã receberá pelo terceiro ano consecutivo o Ananda Festival of Bliss, um festival sem drogas, sem álcool e com comida 100% vegetariana que reunirá centenas de pessoas, anunciou a organização.
O Teatro Municipal do Porto (TMP) contará com 10 estreias nacionais, entre um total de 65 espetáculos, entre setembro deste ano e fevereiro de 2020, num total de 138 récitas, foi hoje anunciado.
A Associação Portuguesa de Escritores (APE) vai atribuir títulos de sócios honorários a seis personalidades com ”intervenção em domínios diversos da cultura portuguesa”, no dia 10 de julho, anunciou hoje a associação.
O Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolhe, entre sábado e 13 de julho, mais um Festival Guarda In Jazz, que inclui oito concertos, uma exposição, um espetáculo de dança, uma conferência e um filme.
O MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que vai decorrer de 16 a 22 de setembro, no Porto, criou hoje uma campanha de crowdfunding para conseguir alojar e alimentar um grupo de artistas brasileiros que vai atuar no festival.
O festival Folk Celta regressa à vila de Ponte da Barca, de 26 a 27 de julho, com Dead Combo, Sérgio Godinho e Cremilda Medina como cabeças de cartaz, anunciou hoje a organização.
A atriz francesa Edith Scob, que fez teatro e cinema e trabalhou com realizadores como Georges Franju, Raoul Ruiz e Pedro Costa, morreu hoje, em Paris, aos 81 anos, revelou o agente.
As obras completas de Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), uma das mais notáveis figuras do Iluminismo em Portugal, vão ser apresentadas na quinta-feira, na Biblioteca Nacional de Portugal, pelo poeta, ensaísta e crítico literário António Carlos Cortez.
O Festival Sete Sóis Sete Luas (FSSSL), “um encontro de culturas do mundo mediterrâneo e lusófono”, decorre em dez cidades portuguesas, de junho a setembro, e a programação foi apresentada na terça-feira na Fábrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras.
A Fundação José Saramago apresenta hoje uma leitura encenada do romance “O Ano da Morte de Ricardo Reis” do Nobel da Literatura, no âmbito da celebração dos 12 anos da fundação, anunciou esta entidade.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, arranca na sexta-feira com a maior edição de sempre a esbater fronteiras entre o popular e o erudito e a levar 50 concertos a municípios de todo o país.
Cerca de 40 artistas e grupos, como Jorge Palma, Rão Kyao, Mafalda Veiga e Luís Represas, vão atuar, entre sexta-feira e domingo, no 2.º Festival B, em Beja, dedicado ao imaginário romântico da "mítica" freira Mariana Alcoforado.
O maestro português Pedro Neves disse à Lusa que vai colaborar com a Orquestra Sinfónica Jovem de Macau numa digressão à China e Portugal para assinalar os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A empresa promotora do festival de música RFM Somnii disse que a Figueira da Foz poderá ser, no futuro, a Cannes ou Ibiza portuguesa mas que, para isso, terá de revolucionar a forma de prestar serviços.