O cante alentejano ecoa nas ruas e espaços parisienses pelas mãos do português Carlos Balbino, criador do Rancho de Cantadores de Paris, que levou o Património Cultural e Imaterial da Humanidade a ouvidos e vozes estrangeiras.
Em Paris desde os 17 anos, Patrícia Lestre começou no violino, passou para o jazz, encheu “a bagagem de muitas outras artes”, preparando-se para a estreia a solo com o álbum “Pisco de peito ruivo”, marcada para 2019.
Obras de arte da Fundação Calouste Gulbenkian vão estar expostas a partir de hoje em Bragança e Sabrosa, no âmbito de um projeto de itinerância que visa aproximar os portugueses ao espólio da entidade.
A organização do Festival MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, anunciou na sexta-feira a diminuição do preço dos bilhetes para 2019, depois de o Orçamento de Estado (OE) ter reposto o IVA dos espetáculos nos 6%.
O Ministério da Cultura aceitou “as propostas consensualizadas” pelo Grupo de Trabalho para a revisão do Modelo de Apoio às Artes e publicou na sexta-feira uma Declaração relativa aos programas de Apoio às Artes, a abrir em 2019.
A Academie de Fado e os Cantadores de Paris juntaram-se na sexta-feira à noite, na capital francesa, para uma celebração conjunta destas duas manifestações culturais lusas elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O “Pop Galo” criado pela artista Joana Vasconcelos vai “cantar”, a partir de 7 de dezembro, em Barcelos, cidade onde permanecerá até setembro de 2019, por um valor de 70 mil euros, anunciou hoje fonte municipal.
The Legendary Tigerman é o primeiro nome confirmado para o festival Soam as Guitarras de 2019, que decorre de 4 a 14 de abril, em Oeiras, Évora e, pela primeira vez, em Póvoa de Varzim.
O Grupo Poético de Aveiro está a desenvolver esforços para a publicação de poesias inéditas de Pedro Zargo, um dos poetas da região já falecidos que vai ser homenageado hoje na abertura do 25.º Encontro Luso-Espanhol de Poesia.
A editora de Coimbra Lux Records vai lançar em janeiro edições em vinil dos últimos álbuns de Birds Are Indie e Twist Connection, com músicas inéditas que não tinham saído em CD.
A presidente da Arte-Via Cooperativa, a escritora Ana Filomena Amaral, manifestou hoje a ambição de que o Festival Literário Internacional do Interior - Palavras de Fogo venha a ser um dos maiores a nível internacional.
Os norte-americanos Car Seat Headrest e o músico britânico Kamaal Williams juntam-se ao cartaz da próxima edição do festival Paredes de Coura, que regressa à Praia Fluvial do Taboão de 14 a 17 de agosto, anunciou hoje a promotora Ritmos.
O Cirque du Soleil vai ter pela primeira vez uma casa temporária, na Grã Canária, de 5 de julho a 23 de setembro de 2019, na primeira de cinco possíveis residências internacionais de verão.
A banda britânica Toy regressa a Portugal em março para dois concertos, no Porto e em Lisboa, de apresentação do novo álbum, “Happy in the Hollow”, a ser editado em 2019.
Um recital pelo pianista Artur Pizarro, no domingo, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, assinala os 150 anos do nascimento do pianista e compositor José Vianna da Motta.
A nona edição do festival Porta-Jazz vai decorrer em vários espaços do Porto de 1 a 9 de dezembro, com destaque para concertos do saxofonista norte-americano Chris Cheek e do francês Ohad Talmor.
O artista João Bento venceu, com a obra “Aquela velha questão do som e da imagem”, o Loops.Lisboa 2018, prémio atribuído pelo Festival Temps d'Images para promover as artes visuais, anunciou a organização da iniciativa na quinta-feira.
Os escritores portugueses convidados da Feira do Livro de Guadalajara, no México, têm como uma das atividades a visita a escolas e, numa delas, Hélia Correia explicou aos alunos o que é a saudade.
O artista português Alexandre Farto (Vhils) inaugura hoje a exposição “Ethereal” em Miami (Estados Unidos), na GGA Gallery, situada no complexo cultural Wynwood Walls, que inclui uma intervenção na fachada da galeria.
A inscrição do reggae na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade foi a primeira das 18 candidaturas aprovadas hoje, pelo Comité de Salvaguarda da UNESCO, no âmbito da reunião a decorrer até sábado, em Port Louis, na Maurícia.
Um espetáculo inédito que leva ao palco Fernando Pessoa e os heterónimos encerra os “Dias do Desassossego”, na sexta-feira, o mesmo dia em que se assinalam 25 anos da Casa Fernando Pessoa e 83 anos da morte do poeta.
A música reggae, que foi hoje inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, surgiu na Jamaica no final dos anos 1960, a partir do ska e do rocksteady, e tem Bob Marley como ‘rei’.