Duas das mais celebradas pinturas de Paula Rego (1935-2022) vão estar expostas a partir de hoje, pela primeira vez, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para prestar homenagem e assinalar um ano da morte da artista.
A artista plástica Joana Vasconcelos descreveu o edifício de 12 metros de altura em forma de bolo de noiva que vai inaugurar em Inglaterra como algo "que está entre a pastelaria e a arquitetura”.
O município de Idanha-a-Nova vai recorrer da decisão judicial que o condenou a pagar mais de 300 mil euros à artista plástica Cristina Rodrigues pelo facto de as obras de arte que lhe foram devolvidas estarem “inutilizadas”.
O escritor e comentador Pedro Mexia estreou-se no texto para teatro com um drama familiar que gira em torno de um futuro casamento, a acontecer na Suécia como a concebe, apesar de nunca a ter visitado.
“As Mulheres do Meu País”, obra emblemática de Maria Lamas que traça um retrato da condição socioeconómica feminina no Portugal dos anos 1940, vai ser reeditada conforme o original, nos 75 anos da primeira edição, a partir de quarta-feira.
Com o objetivo de promover o talento nacional e dar palco à cultura, os Novos Talentos FNAC (NTF) voltaram para "incentivar os portugueses a tirarem os seus projetos da gaveta e a partilharem-nos com o mundo".
O romance de Celso Costa “A Arte de Driblar Destinos” baseia-se nas memórias de infância e juventude do autor, é uma saga familiar e uma história de superação, contada oralmente e gravada, e só depois passada a papel.
Dezoito dos mais aclamados espetáculos de dança, teatro e performance criados em Portugal nos últimos dois anos vão ser apresentados, a partir de terça-feira, em Montemor-o-Novo e Lisboa, a cerca de 80 programadores nacionais e internacionais.
A banda desenhada biográfica “Género Queer”, da autora norte-americana Maia Kobabe, um dos livros mais banidos das bibliotecas escolares dos Estados Unidos, é editado este mês em Portugal, revelou o grupo Leya.
A Culturgest, em Lisboa, volta a dar “as boas-vindas ao verão” com uma programação especial, dentro e fora de portas, de entrada gratuita e que inclui dança, teatro, cinema, conversas e exposições, anunciou aquela instituição.
O livro “Pedra Branca”, de Ethel Feldman e Miguel Vale de Almeida, venceu o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, anunciou hoje a Câmara Municipal de Coimbra, uma das promotoras da iniciativa.
Freixo de Espada à Cinta, Porto, Lisboa e Viana do Castelo acolhem, entre julho de 2023 e 2024, as iniciativas que assinalam o centenário da morte do poeta Guerra Junqueiro com exposições, palestras, atividades educativas e concertos.
O festival A Porta volta a animar Leiria com cerca de uma centena de atividades entre os dias 11 e 18 de junho, numa edição desenhada para dar nova dinâmica ao centro histórico, assume a organização.
Os Bonecos de Santo Aleixo, títeres tradicionais do Alentejo, são os anfitriões da 16.ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), que começa na terça-feira, e convidaram para a festa “amigos” de 27 companhias nacionais e estrangeiras.
Oito imigrantes, cuidadoras informais, com idades entre os 37 e os 77 anos, viram atrizes em “Pêndulo”, espetáculo criado e encenado por Marco Martins, que se estreia em 16 de junho, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O livro do projeto “Vampires in Space”, que representou Portugal na Bienal de Veneza de Arte em 2022, vai ter lançamento oficial na segunda-feira, em Lisboa, com a presença do artista Pedro Neves Marques, anunciou hoje a organização.
A Renascença arranca na segunda-feira com novo posicionamento, adaptando "cada momento de rádio ao percurso de cada pessoa" e a recitação do terço passa a ser diária com nova hora às 20:30, disse à Lusa o diretor-geral.
O livreiro José Pinho, fundador da Ler Devagar, que morreu na terça-feira, aos 69 anos, vai ser homenageado este sábado, na Feira do Livro de Lisboa, com uma salva de palmas durante um minuto, anunciou a organização.
O artista Bordalo II vai instalar em Vila Nova de Famalicão uma obra da série “Big Trash Animals”, feita a partir de mais de mil brinquedos doados por crianças das escolas do concelho, anunciou esta semana a autarquia local.
O festival Serralves em Festa é hoje retomado em pleno, com 50 horas de programação cultural de entrada gratuita nos espaços da fundação, no Porto, ao fim de três anos de pausa forçada por causa da COVID-19.