Um italiano fez-se passar, durante anos, por editor e agente para ter acesso a mais de mil manuscritos de escritores, alguns de renome, embora nunca tenha vendido nem divulgado as obras e acabou por evitar a prisão.
A diretora de uma escola pública da Flórida foi forçada a demitir-se após um pai reclamar sobre alunos de 11 e 12 anos terem sido expostos a pornografia numa aula sobre arte renascentista que incluía a escultura “David” de Miguel Ângelo.
O Plano Nacional de Leitura vai dedicar uma semana de atividades em cinco cidades de norte a sul do país ao desafio de aproximar toda a comunidade dos livros e mostrar que “a leitura é de todos”.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) distinguiu 21 criadores, em oito áreas culturais, do teatro à rádio, dança e literatura, para “prestigiar o seu trabalho e ajudar a promover as suas obras junto do público”, divulgou hoje aquela cooperativa.
Os profissionais da cultura francesa pedem a retirada da polémica reforma, que descrevem como injusta, ineficiente e que afeta mais severamente as pessoas e mulheres mais vulneráveis.
Paul Rusesabagina estava a cumprir uma pena de 25 anos num processo que foi denunciado como político. No filme de 2004, ele foi interpretado por Don Cheadle.
“Dor Fantasma”, de Rafael Gallo, é um romance nascido de uma depressão, mas que “tirou a desforra” ao ganhar o Prémio José Saramago, o “panteão pessoal” do autor, que o salvou quando se estava a afundar.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, inicia na sexta-feira uma visita de dois dias à Madeira, onde vai inaugurar a 49.ª edição da Feira do Livro do Funchal, indicou hoje o seu gabinete.
Porcas, parafusos, correntes, rolamentos, molas e anilhas conseguiram “fugir” ao destino de irem parar à sucata pelas mãos de José António Antunes, que lhes deu nova vida, transformando-os em peças artísticas.
A obra em prosa de Manuel Alegre, reunida num único volume, inclui um prefácio da investigadora Paula Morão que assinala como a poesia do escritor, a sua faceta mais conhecida, é já atravessada por “um forte impulso narrativo”.
Uma feira do livro, a evocação de poetas, poesia por telefone e em palco são algumas das iniciativas que celebram, na terça-feira, o Dia Mundial da Poesia, um pouco por todo o país.
Um ano depois de ter sido censurado por causa da invasão russa na Ucrânia, o livro “A Guerra”, de José Jorge Letria e André Letria, já circula na Rússia, mas de uma forma “quase subterrânea”, contou o ilustrador à agência Lusa.