O pianista brasileiro Nelson Freire, um dos maiores nomes da música clássica mundial, morreu hoje na sua casa no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, confirmou o seu empresário.
O romance “Felicidade”, de João Tordo, venceu o Prémio Literário Fernando Namora/2021, com o valor pecuniário de 15 mil euros, disse à agência Lusa fonte da Estoril Sol, que atribui o galardão há 24 anos.
A cantora de origem cabo-verdiana Lura promete uma viagem pelo seu percurso musical de 25 anos no espetáculo que vai levar ao palco do Coliseu de Lisboa no próximo dia 12, no qual não faltará o batuku, nem alguns atrevimentos musicais.
A cantora Lúcia de Carvalho é uma planta com “raiz angolana, caule português, flor brasileira”, assente em terra francesa. Do cruzamento de tudo isto, da sua “mestiçagem cultural”, nasce uma música que quer trazer luz.
O diretor da feira internacional de música Womex, Alexander Walter, adiantou hoje à Lusa que, durante cinco dias, passaram pelo evento no Porto 2.600 profissionais, mais do que na última edição, e preparam agora a próxima, em Lisboa.
O trabalho de ‘escavação’ de Francisco ‘Fininho’ Sousa junta o gumbé da Guiné-Bissau e o funaná de Cabo Verde em “Horizonte”, álbum dos Bandé-Gamboa que homenageia Amílcar Cabral, “pai” das duas nações.
A terminar a sua primeira digressão em Portugal - atua a 6 de novembro no Salão Brazil, em Coimbra, depois de ter passado por Évora, Lisboa e Porto -, o brasileiro Mateus Aleluia teve tempo para uma conversa com o SAPO Mag que foi muito além da música.
O artista visual Daniel Blaufuks foi à procura do rasto de uma Lisboa desaparecida nas imagens captadas no final dos anos 1980, para criar um livro que é um "registo auto-fotobiográfico" intimista, repleto de referências a pessoas e lugares.
Desde 2017, foram mortos 46 artistas, detidos 590, 300 foram presos e mais de 1.300 foram censurados, acusou a organização Freemuse, numa conferência da Womex, que hoje denunciou hoje os atentados à liberdade artística no mundo.
O artista português Pedro Tropa é o vencedor da primeira edição do Prémio FLAD de Desenho, uma parceria da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e a Drawing Room Lisboa, visando a promoção de novos artistas portugueses.
O presidente da Câmara de Penafiel disse hoje à Lusa considerar “estranho” que nunca membros do Governo português tenham visitado o festival Escritaria, ao longo das suas 14 edições, apesar de terem sido convidados.
Uma companhia de atores ambulantes, de origem cigana, que encena os episódios do nascimento e da infância de Jesus, é centro da peça “Filhos do Vento”, que A Comuna estreia no dia 4 de novembro, em Lisboa.
A música como protetora da língua e a língua como resistência à opressão estiveram hoje em debate no Womex, numa conferência que contou as experiências de artistas e ativistas com histórias de opressão em comum.
A ópera "Ariodante”, de Handel, estreia-se, em versão semi-encenada, na terça-feira, no Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, com a soprano Ana Quintans, a meio-soprano Cecilia Molinari e a direção musical de Antonio Florio.
As alterações climáticas estão cada vez mais presentes na arte, mas se para os artistas é um tema de inspiração ou mesmo uma missão, também a comunidade científica está a recorrer a esta via para comunicar com a população.
O rapper norte-americano Fetty Wap foi preso em Nova Iorque na sexta-feira, acusado de conspiração para tráfico de drogas pesadas, como heroína, alegadamente agindo como um "redistribuidor".
Fotógrafos, realizadores e videógrafos “consagrados internacionalmente” estão entre os palestrantes do Exodus Aveiro Fest, evento que em 27 e 28 de novembro “promove a defesa dos valores humanos, culturais, sociais e ambientais do planeta”.
O músico Miroca Paris está no Womex, porque continua a querer “ir um pouquinho além, como a Cesária [Évora]”, com quem tocou, mas prefere a qualidade à quantidade, por isso não ambiciona “chegar ao auge”.
Concertos de Salvador Sobral, Fausto e António Zambujo são os destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os meses de novembro e dezembro, foi anunciado na sexta-feira.
O ministro da Cultura de Cabo Verde disse hoje ter proposto ao município português de Penafiel, no distrito do Porto, a realização, em 2022, naquele país africano, de uma réplica do festival literário Escritaria.
Um dos melhores violinistas do mundo regressa aos palcos portugueses, ao lado de talentosíssima cantora, que vem diretamente de Londres. As atuações serão nos dias 30 e 31 de outubro, no Porto e em Braga, respectivamente, e a 3 de novembro, em Lisboa.