O festival AmadoraBD abre hoje ao público, depois de uma edição totalmente online no ano passado, com uma programação “muito diversificada e versátil” e uma nova localização do núcleo central, agora situado no Ski Skate Amadora Park.
Seis autores portugueses, entre os quais a escritora Isabel Minhós Martins, estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren 2022, anunciou hoje a organização.
Uma exposição de instrumentos e arcos da coleção privada de Florian Leonhard é um dos destaques da programação das segundas Jornadas do Violino, que vão decorrer no sábado, em Braga, foi hoje anunciado.
Mais de 30 espetáculos, por 25 grupos de teatro amadores e profissionais, de Almada, Seixal, Lisboa e Cascais, preenchem o programa da 25.ª Mostra de Teatro de Almada, a decorrer neste concelho, a partir de dia 29.
O Prémio Camões 2021 serve para valorizar o papel das mulheres numa altura em que o seu trabalho ainda é subvalorizado, disse na quarta-feira à Lusa a escritora moçambicana Paulina Chiziane, depois de receber a distinção.
Uma parceria entre duas escolas do Oeste, uma de hotelaria e outra empresarial, resultou no livro “Pão de Autor” lançado na quarta-feira, no Folio, para dar a conhecer o pão de cozido à portuguesa ou de chocolate e ginja.
Cerca de 20 concertos, sobretudo de nomes da música alternativa portuguesa, vão animar vários espaços de Paredes de Coura, em dezembro, para mostrar a “coragem” da marca Paredes de Coura, disse hoje a organização.
O DJ e produtor Stereossauro edita na sexta-feira “Desghosts & Arrayolos”, um álbum duplo no qual explora “dois mundos diferentes”, e que conta com convidados como Manel Cruz, João Pedro Pais, Sara Correia, Selma Uamusse e Aurea.
O Presidente da República felicitou a escritora moçambicana Paulina Chiziane pela atribuição do Prémio Camões, referindo que a sua obra “cruza identidades”.
Espetáculos, mesas redondas e debates sobre perspetivas de género constam do programa da primeira edição do Festival “Eufémia: Mulheres, Teatro e Identidades”, a decorrer nos próximos dias 26 a 31, em vários espaços de Lisboa.
A cantora e compositora Bárbara Tinoco abre as páginas do diário em “Bárbara”, álbum de estreia que edita na sexta-feira e que leva em novembro aos Coliseus de Lisboa, Porto e Ponta Delgada.
A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, numa escolha feita por unanimidade, anunciou hoje a ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca.
Fotografias com retratos imaginados, inspirados nos modelos da pintura europeia dos séculos XVII e XVIII, vão revelar uma "memória frágil" de um "passado cultural desconhecido" de Lisboa numa exposição a inaugurar sexta-feira em Lisboa.
A Queima das Fitas de Coimbra começa na quinta-feira, com a Serenata Monumental, ainda com algumas limitações face à pandemia de COVID-19, nomeadamente a ausência de cortejo e uma lotação máxima no recinto.
O Teatro Nacional São João, no Porto, reabre na sexta-feira, depois de dez meses de encerramento, preparado “para mais 25 anos de atividade” que arrancam com uma exposição, um colóquio internacional e a pré-apresentação de “Lear”.
O músico brasileiro Gilberto Gil, que termina em Portugal uma digressão europeia por oito países, atua no dia 7 de novembro, às 21h30, no Grande Auditório do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém.
Os Mão Morta vão dar um filme-concerto para a obra “Rapsódia Satânica”, de 1915, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, na sexta-feira, no âmbito do ciclo Triciclo.
O Parlamento Europeu aprovou uma resolução para que a Comissão Europeia crie um Estatuto Europeu do Artista, reconheça "o valor intrínseco da Cultura" e inclua os setores culturais e criativos "em todos os instrumentos de apoio financeiro".
Uma equipa de investigadores e arqueólogos da Universidade Portucalense (UPT) descobriu cerca de 50 estações de gravuras rupestres de ar livre em Paredes de Coura que remontam ao Neolítico e à Idade de Ferro, foi hoje divulgado.