O PCP lançou uma série de podcasts para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, em que convida personalidades de vários setores da sociedade para uma “conversa solta” que pretende “desafiar o pensamento de quem fala e escuta”.
A editora açoriana Nova Gráfica/Publiçor vai lançar o livro “A Açorianidade no Tempo”, que reúne 150 títulos de 263 autores, pesando 170 quilos e tendo 2,61 metros de lombada, anunciou hoje a empresa.
O “Ciclo Lugares, Proximidades e Território” começa esta terça-feira, na Culturgest, em Lisboa, e vai contar com três conferências para se debater as ideias de lugar e território no contexto português, anunciou a organização.
O escritor brasileiro Victor Vidal venceu a edição deste ano do Prémio Leya, no valor de 50.000 euros, com a obra "Não há pássaros aqui", anunciou hoje o presidente do júri, o escritor Manuel Alegre.
O poeta e ensaísta brasileiro Silviano Santiago reivindicou hoje uma língua portuguesa multiétnica e previu "choques sísmicos duradouros" na literatura, ao receber o Prémio Camões numa cerimónia no Rio de Janeiro.
A proposta de orçamento municipal de Lisboa para 2024 prevê um aumento de 13% no investimento na área da cultura, passando de 55 milhões de euros previsto para este ano para 62 milhões, anunciou hoje o vice-presidente da câmara.
A tradução de “Anna Karénina” feita por José Saramago na década de 1950, a partir de edição francesa, será publicada na próxima quinta-feira, dia 16, data em que o Nobel da Literatura completaria 101 anos, anunciou a Porto Editora.
A peça “Remédio”, de Enda Walsh, que os Artistas Unidos estreiam no dia 16, no Teatro da Politécnica, em Lisboa, é uma reflexão sobre a doença mental e a institucionalização.
Famoso filme de 1975 do realizador japonês Akira Kurosawa inspirado pela obra e que lhe valeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro tornou Dersu Uzala conhecido em todo o mundo.
O Teatro Didascália estreia hoje, no Porto, a peça “Ascensão de Arturo Ui”, do dramaturgo Bertold Brecht, que faz um paralelismo entre a subida de Hitler ao poder e a Alemanha nazi com os dias de hoje.