A edição em inglês das crónicas de Fernão Lopes é apresentada na quinta-feira no Mosteiro da Batalha e a coordenadora da obra, Amélia Hutchinson, considera que terá “impacto significativo” no reconhecimento do papel de Portugal na história da Europa.
Seis artistas de origem cabo-verdiana vão ser galardoados em Portugal pelo Governo de Cabo Verde, com o cantor Dany Silva a receber a maior distinção, numa cerimónia que marca o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades cabo-verdianas.
O 34.º festival de banda desenhada AmadoraBD, que começa na quinta-feira, quer celebrar os clássicos desta arte e divulgar autores contemporâneos, para chegar a todos os públicos, como afirmou à Lusa a diretora, Catarina Valente.
Os escritores moçambicanos Gibson João José e Óscar Manuel Fanheiro receberam no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, o prémio Fernando Leite Couto, criado para promover jovens autores daquele país.
Editoras de quatro países da Europa reconheceram hoje no Folio a importância de aumentar a inclusão e a acessibilidade no mundo editorial, mas todas reconhecem dificuldades em conseguir publicar temas polémicos.
O escritor Fernando Cabrita é o vencedor da terceira edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira, foi anunciado na sexta-feira no Teatro de Bragança, na cerimónia de atribuição da distinção.
A escritora norte-americana Louise Glück, vencedora do Nobel da Literatura em 2020, morreu aos 80 anos, anunciou na sexta-feira o seu editor Jonathan Galassi, da casa Farrar, Straus & Giroux.
O Museu de Serralves, no Porto, inaugura no sábado a exposição "Not Post-Modernism. Dan Graham e a Arquitetura do Século XX", um “tocante e rigoroso” tributo àquele artista norte-americano que exprime a sua admiração por oito arquitetos.
O painel "Avestruzes Bailarinas do filme 'Fantasia' de Walt Disney", de Paula Rego, foi hoje leiloado em Londres por 3,5 milhões de euros, um novo recorde para uma obra da artista portuguesa, confirmou a leiloeira Christie's.
Uma programação dedicada ao Património Cultural Imaterial vai decorrer entre 17 e 22 de outubro, com cerca de 60 atividades no país, para assinalar os 20 anos da Convenção da UNESCO, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural.
Centenas de celebridades de Hollywood assinaram hoje uma carta aberta condenando os "atos terroristas bárbaros" do Hamas, que matou mais de mil israelitas num ataque sem precedentes no passado fim de semana.
Fotografias da fadista Mariza e de um leão da Tanzania vão figurar numa exposição em Londres dos portugueses Alfredo Matos e Miguel Bruno intitulada “Gigantes em Palco”.
Pedro Adão e Silva disse hoje que a arte não pode ser encarada como um “inimigo da preservação do planeta”, em reação às ações de ativistas que pintaram um quadro de Picasso, em Lisboa, sem o danificar.
Dois ativistas ambientais do grupo Climáximo atiraram hoje tinta vermelha sobre um quadro de Picasso no Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, sem causar danos, disse à agência Lusa fonte da administração.
De cantores como Bono e Madonna a estrelas do cinema como Natalie Portman, numerosas celebridades manifestaram-se após o violento ataque do grupo Hamas contra Israel.
O Museu do Côa vai acolher, entre o início de dezembro e 28 de julho de 2024, uma exposição com 80 obras da artista Paula Rego (1935-2022), disse hoje à Lusa a presidente da Fundação Côa Parque.
O painel "Avestruzes Bailarinas do filme ´Fantasia´ de Walt Disney", de Paula Rego (1935-2022) vai hoje a leilão, em Londres, com uma base de 2,2 milhões de libras (2,5 milhões de euros), segundo a leiloeira Christie´s.
O Festival Temps d'Images volta hoje aos palcos de Lisboa com a peça "Temos Apenas o Presente", de Manuela Marques, entre as cinco novas obras e três estreias na capital, concluindo o segundo momento da programação deste ano.