Eva Baltasar, Cheon Myeong-kwan, Maryse Condé, GauZ, Georgi Gospodinov e Guadalupe Nettel são os finalistas da edição deste ano do Prémio Booker Internacional, que distingue uma obra traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou Irlanda.
A Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) considerou hoje que um ‘cartoon’ de Onofre Varela exposto na Bienal Internacional de Arte Gaia “banaliza o Holocausto cometido pelo regime nazi e diaboliza os judeus na sua relação com a Palestina”.
O restauro dos Painéis de São Vicente estará concluído até 2024 através do apoio mecenático “fundamental” de 225 mil euros que o Museu Nacional de Arte Antiga vai receber para projetos especiais, revelou hoje o diretor, Joaquim Caetano.
“Rumo à Revolução” faz o retrato de um país aflito, de um “governo com pena suspensa”, pressionado pelos aliados a negociar uma solução para a guerra colonial, e com dificuldades em comprar armas para combater em África.
Ao que tudo indica, o cineasta Dennis Villeneuve vai mesmo pôr mãos à obra numa adaptação do clássico de Arthur C. Clarke depois de terminar a segunda parte de “Duna”. Enquanto isso, o livro chega às livrarias portuguesas pela Saída de Emergência.
O diretor do Festival de Avignon, Tiago Rodrigues, disse que ser português terá influenciado negativamente a presença do teatro e da dança lusófonos na edição deste ano da mostra, mas terão "espaço forte" no futuro, pela sua "enorme qualidade".
No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima terça-feira, são gratuitas as entradas em 25 Museus, Monumentos e Palácios, sob a égide da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), divulgou hoje este organismo.
A primeira exposição de Chico Diaz na Europa está aberta até dia 26 de abril na Galeria Arte Graça, em Lisboa. As visitas podem ser realizadas de terça a domingo, das 15h00 às 19h00, com entrada gratuita.
A saúde mental sobretudo na adolescência dá mote à peça “O Filho”, a segunda de uma trilogia sobre o tema do dramaturgo e realizador francês Florian Zeller (1979), que o Teatro Aberto estreia no sábado, em Lisboa.
O encenador Giacomo Scalisi e o escritor e ator Sandro William Junqueira estreiam, no sábado, em Odemira, no distrito de Beja, a peça “Emídio”, um espetáculo “sobre a memória, o engano, a arte e os limites da ficção”.
Um conjunto de objetos e imagens nascidos com o 25 de Abril, pertencentes ao arquivo Ephemera, que espelham a pluralidade da vida política e a “alegria da liberdade”, abre hoje ao público, em Lisboa.
A bienal Anozero inaugura hoje, em Coimbra, “Não Sofra Mais”, a primeira exposição do artista islandês Ragnar Kjartansson em Portugal, que vai contar com algumas das suas obras mais icónicas, mas também inéditos.
Uma exposição sobre leques orientais usados na Europa a partir do século XVI vai reunir 180 peças, algumas raras, incluindo objetos e documentos históricos, a partir de hoje no Museu do Oriente, em Lisboa.
O projeto “Odisseia Nacional”, que leva o Teatro Nacional D. Maria II a ‘viajar’ pelo país em 2023, parte agora para a região Centro, com dezenas de espetáculos e atividades até final de junho, foi hoje anunciado.
Três companhias de teatro do Centro e uma do Alentejo uniram-se para celebrar o aniversário do 25 de Abril de 1974 com um espetáculo que estreia, no dia 21 deste mês, em Serpa, no distrito de Beja.