A Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) de 2021, ajustada às circunstâncias da atual pandemia, é assumida como “teste coletivo à essência do ser humano”, disse hoje o vice-reitor para a Cultura.
O artista Cruzeiro Seixas vai estar representado no próximo ano em exposições em Nova Iorque e em Paris, mas morreu antes de poder ver as obras expostas, isolado pela pandemia, lamentou hoje a diretora da Fundação Cupertino de Miranda.
A plataforma cívica Convergência pela Cultura apresentou hoje um manifesto com medidas extraordinárias para uma “resposta imediata” aos problemas que o setor enfrenta, agravados pela pandemia da COVID-19.
"A Confissão de Lúcio”, conto de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), concluído dois anos antes da sua morte, é ponto de partida do espetáculo concebido e encenado por André Murraças, a estrear no próximo dia 12, em Lisboa.
O livro ilustrado “O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo”, do autor britânico Charlie Mackesy, descrito como uma fábula filosófica, que se tornou num sucesso internacional, é editado este mês em Portugal.
A Câmara de Beja iniciou na passada sexta-feira uma programação cultural dedicada ao fado e ao cante alentejano como patrimónios da humanidade, que inclui quatro espetáculos, uma exposição, uma tertúlia e uma sessão literária.
Os escritores António José da Costa Neves e Rui de Almeida Paiva são os vencedores, respetivamente, do Prémio Literário Cidade de Almada de romance e do Prémio Maria Rosa Colaço de literatura juvenil, anunciou a autarquia no sábado.
O desenhador e um dos fundadores dos Urban Sketchers Eduardo Salavisa, 70 anos, morreu no sábado, anunciou o Museu Bordalo Pinheiro, que tem patente uma exposição do artista.
Os MTV Europe Music Awards foram entregues na noite deste domingo, dia 8 de novembro. A cerimónia virtual decorreu em várias cidades, incluindo Londres e Budapeste.
O álbum de banda desenhada "Sentinel", de Luís Louro, foi hoje distinguido com o troféu de Melhor Obra de Autor Português, do Festival de Banda Desenhada da Amadora, AmadoraBD, anunciou a autarquia da Amadora, organizadora do certame.
Dezoito autores foram selecionados, de entre 296 candidatos, para receber este ano Bolsas de Criação Literária, no valor global de 180 mil euros, nas áreas de banda desenhada, dramaturgia, ficção narrativa, literatura infantojuvenil e poesia.
Os escritores Gonçalo M. Tavares e Lídia Jorge marcam a presença portuguesa na Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara 2020, que vai decorrer totalmente online, entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro.
O escritor espanhol Antonio Muñoz Molina venceu hoje o prémio francês Médicis na categoria de romance estrangeiro, pelo seu livro "Un andar solitario entre la gente", publicado em 2018, mas traduzido para o francês em 2020, foi hoje anunciado.
O espetáculo “Ned Kelly”, a partir da história do australiano que na segunda metade do século XIX desafiou as autoridades coloniais britânicas, é a nova produção do teatromosca a estrear dia 17, em Agualva-Cacém (Sintra).