A “irrepresentável” peça “Lorenzaccio” de Alfred de Musset, uma obra canónica da dramaturgia ocidental que pela primeira vez é representada em Portugal, estreia a 23 de outubro no Palácio do Bolhão, no Porto.
Designers, criadores e artistas farenses voltam a abrir ao público as portas dos seus estúdios e ateliês, entre hoje e domingo, dando a conhecer de forma mais intimista e acessível as suas obras e processos criativos.
A primeira exposição antológica da artista Gabriela Albergaria, e a maior apresentação do seu trabalho em Portugal, é um mergulho em paisagens artificiais, criadas com materiais recolhidos na natureza e trabalhados com base nas técnicas da botânica.
O Ciclo Jazz Barquinha 2020 arranca no domingo com Carlos Barretto (contrabaixo) e Mário Delgado (guitarra), num espetáculo que decorre, à porta fechada, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, com transmissão em direto no Facebook.
A fadista Katia Guerreiro atua hoje na Ópera de Lyon, em França, acompanhada pelos músicos Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo.
As bobinas com a gravação da entrevista de Amália Rodrigues ao escritor Manuel da Fonseca, que deu origem ao livro "Amália nas suas Palavras" são doadas esta quinta-feira ao Museu do Fado, em Lisboa, anunciou a Porto Editora.
A 6.ª edição das "Noites de Queluz - Tempestade e Galanterie", no Palácio de Queluz, começa na sexta-feira com a soprano Roberta Mameli acompanhada pelo ensemble Mare Nostrum, sob a direção de Andrea de Carlo.
A Associação das Casas de Fado de Lisboa (ACFL) anunciou a realização da "Festa do Fado", que irá decorrer na capital em três fins de semana, e visa aproximar público destes estabelecimentos.
Uma peça inédita de grandes dimensões, considerada pela família de Almada Negreiros "a pedra no sapato" do espólio do artista, foi restaurada e vai poder ser vista pelo público, a partir de hoje, no Museu Nacional de Arte Antiga.
Um exemplar da primeira coletânea de peças do dramaturgo inglês William Shakespeare foi vendido na quarta-feira por 9,97 milhões de dólares (cerca de 8,5 milhões de euros) num leilão em Nova Iorque, atingindo um recorde para uma obra literária.
As direções-gerais do Património Cultural, com uma despesa prevista de 67,36 milhões de euros, e das Artes, com 38,30 milhões, mobilizam cerca de 105 milhões da proposta de orçamento do Ministério da Cultura para 2021.
O artista plástico Cruzeiro Seixas foi distinguido hoje com a Medalha de Mérito Cultural, anunciou o Ministério da Cultura, salientando que a vida e obra deste “decano da arte portuguesa” “representam um contributo incontestável para a cultura portuguesa”.
O festival Encontro de Novas Dramaturgias (END) vai estrear o Laboratório END, um programa de formação dedicado à investigação, formação e criação artísticas que arranca em Coimbra, realizando-se depois em Guimarães, Viseu e Montemor-o-Novo.
Os músicos Mário Laginha, Sérgio Carolino, Mário Delgado, Ricardo Toscano e Alexandre Frazão são alguns dos participantes do festival SeixalJazz, que abre quinta-feira.
A Formiga Atómica estreia sábado, no Cartaxo (Santarém), “Fake”, peça escrita por Inês Barahona e Miguel Fragata, que também encena, numa produção do Teatro Nacional D. Maria II.
"Perante uma sala cheia e com todas as medidas de segurança que este tempo exige, senti pulsar o puto que adora partir o palco todo", escreveu o músico.