O ator e comediante Richard Belzer morreu aos 78 anos, confirmou a imprensa norte-americana. A causa não foi revelada.

Aposentado desde 2016, a carreira de Belzer começou no circuito da comédia stand-up em Nova Iorque, passando por espaços incontornáveis como o The Improv ou "aquecendo" o público presente para o programa de variedades "Saturday Night Live". Coincidiu também no programa “National Lampoon Radio Hour” com talentos como John Belushi, Chevy Chase ou Bill Murray.

A experiência em comédia 'stand-up' serviu para a personagem que o imortalizou: o desdenhoso detetive com humor seco John Munch.

A personagem nasceu com a série "Departamento de Homicídios", durante sete temporadas entre 1993 e 1999, normalmente presente na lista das melhores de sempre nos EUA.

O detetive tornou-se um dos proferidos para os argumentistas graças ao talento de Belzer e foi chamado para vários episódios de "Lei & Ordem", dada a amizade entre os criadores das duas séries, Tom Fontana e Dick Wolf.

Foi com naturalidade que, após o fim de "Departamento de Homicídios", o detetive da polícia de Baltimore se transferiu para Nova Iorque em 1999 e para o elenco original de "Lei & Ordem: Unidade Especial", onde Belzer permaneceu até 2013.

Sem precedentes, o icónico John Munch teve ainda aparições especiais em episódios de outras nove séries, incluindo "Ficheiros Secretos", "The Wire - Sob Escuta", " Arrested Development - De Mal a Pior" e "30 Rock".