A Festa da Animação é um evento único no mundo, que decorre em simultâneo em mais de 40 países. Em Portugal, tem lugar entre 28 de outubro e 1 de novembro, com encontros entre profissionais do cinema de animação, exibição de filmes, «masterclasses» e oficinas, no auditório e biblioteca municipais da Lousada, no conservatório ou na Casa Museu de Vilar, criada pelo realizador e produtor Abi Feijó.
A Festa da Animação ganhou em 2013 um caráter itinerante, acontecendo em Montemor-o-Novo, seguindo-se agora Lousada, ponto de encontro entre realizadores, produtores e público, em torno das práticas cinematográficas da animação.
Lousada junta-se a outras cidades do mundo que assinalam o Dia Mundial da Animação, um evento global que celebra o aparecimento do cinema de animação: foi a 28 de outubro de 1892 - três anos antes de os irmãos Lumière exibirem o seu primeiro filme -, que Paris assistiu à primeira exibição pública de um espetáculo de teatro óptico, com projeção de imagens animadas, de Charles-Emile Reynaud.
Uma das iniciativas da Festa da Animação é a atribuição do Prémio Nacional da Animação - criado em 2013 - aos melhores filmes feitos por profissionais e em âmbito escolar.
De acordo com a organização, ao prémio de profissionais concorrem os filmes «Fuligem», de David Doutel e Vasco Sá, «20 desenhos e um Abraço», de José Miguel Ribeiro, «Home Dog», de Emanuel Barros, «Acreditava no Nada», de Vanessa Caeiro, «O Canto dos Quatro Caminhos», de Nuno Amorim, e «Foi o Fio», de Patrícia Figueiredo.
Para o prémio na categoria escolas foram selecionados «Amphy», de Iuri Monteiro, «Tele-sofia», de Ana Fernandes, Manuel Azevedo de Sá e Arnaldo Ribeiro, e «The Secret Light Source», de André Nunes, Sofia Bernardo e João Figueiras. A eles juntam-se «Paper Love», de André Mota, Alexandra Couto, João Rodrigues, Soraia Pereira e Vítor Pinto, «Através», de Diogo Chaveiro, e «Osmose», de David Ferreira, João Santos, Margarida Pereira e Pedro Bagina.
O Prémio Nacional da Animação foi criado em 2013 pela Casa da Animação como forma de reconhecer o cinema de animação que é feito em Portugal, tendo um valor monetário de 3.750 euros, a repartir por três categorias: prémio para profissionais, para escolas e prémio do público.
Os vencedores do Prémio Nacional da Animação serão conhecidos no sábado, no auditório municipal de Lousada.
Comentários