Participando com um stand informativo onde estarão presentes elementos da organização, será levado a cabo um Workshop de Cinema na Educação, apresentado pelo escritor
Possidónio Cachapa, no próximo domingo, dia 15 de Fevereiro, pelas 16h.

Destinado a distribuir pelas escolas do país uma selecção de filmes exibidos na secção IndieJúnior do
IndieLisboa, o projecto do
IndieJúnior Escolas já chegou a 1300 estabelecimentos escolares com um conjunto de 5 DVD’s e 1 CD, com 25 curtas metragens, fichas de exploração e metodologias que servem de base a uma nova forma de aprendizagem através da 7ª arte.

A dificuldade de integração de jovens das comunidades imigrantes ou as implicações da mudança do corpo na vida de um adolescente são algumas das temáticas abordadas nesta selecção de filmes para os mais pequenos, que tem por objectivo contribuir para um novo método de ensino escolar.

Entre as curtas metragens presentes no
IndieJúnior Escolas destacam-se
«New Boy», de Steph Green, filme nomeado para os Óscares em 2009 na categoria de Melhor Curta Metragem de Ficção e
«Nus – Compreender os adolescentes», de Mischa Kamp, um documentário em animação que aborda vários aspectos do comportamento juvenil.

O
IndieJúnior Escolas é um reflexo do sucesso que o IndieJúnior tem sentido, ano após ano, com a adesão dos mais novos às sessões de cinema do
IndieJúnior, que só em 2008 recebeu 7 mil crianças nas salas de cinema.

Em 2009 o IndieJúnior espera ultrapassar este número e disponibilizar mais filmes para os mais jovens durante a 6ª edição do festival
Indielisboa, que terá lugar entre 23 de Abril e 3 de Maio, em Lisboa.

MAIS SOBRE O INDIEJÚNIOR

A secção
IndieJúnior, destinada a escolas e famílias, foi criada a partir da segunda edição do IndieLisboa.

Desde 2004, muitos milhares de crianças, professores e pais, viveram a sua própria festa do cinema, através do melhor da produção cinematográfica para crianças e jovens.

Inicialmente trabalhando apenas com curtas metragens, rapidamente o IndieJúnior seguiu o exemplo dos principais festivais mundiais, abrindo as portas aos filmes de longa duração.

Uma dessas películas, “
Filho de Rambow - Um Novo Herói”, estreada no festival, recebeu mesmo o prémio do público.

A escolha de uma programação exigente, diversificada, mantendo o carácter lúdico e pedagógico tem atraído não só a atenção do público nacional (perto de 7.000 espectadores, na última edição) e da imprensa, como também dos festivais internacionais que possuem secções educativas ou se dedicam exclusivamente à filmografia para estas idades.

Foi o caso do
Chicago Children’s Film Festival (que seleccionou, com o IndieJúnior dois candidatos para uma formação nos Estados Unidos) ou o festival francês de Clermont-Ferrand, o Dox, e o de Hamburg, na Alemanha que pretendem desenvolver futuras parcerias.

Instituído pela primeira vez em 2008, o
Prémio Melhor Filme IndieJúnior, foi atribuído por um júri de crianças (parte delas, ao abrigo de programas sociais) e o vencedor foi o filme irlandês
«New Boy», que está nomeado para os Óscares em 2009 na categoria de Melhor Curta Metragem de Ficção. Este prémio, em dinheiro, volta a repetir-se este ano.

Diversos workshops na área da criação cinematográfica e uma maior interacção com as escolas, farão ainda parte dos motivos de atracção do
IndieJúnior 2009.

Um mini-festival em crescimento e em harmonia com as linhas orientadoras do
IndieLisboa.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.