"La misteriosa mirada del flamenco", uma história queer com um toque de western, faz parte da secção Un Certain Regard, a segunda mais importante do Festival de Cinema de Cannes.
Em resposta a uma “Carta aberta para debate no setor do cinema”, cerca de 300 profssionais, sobretudo da área do Cinema, defendem a criação de canais de denúncia neutros para vítimas de assédio e outras formas de violência de género.
O festival já viu "Two prosecutors", de Sergei Loznitsa, e "Sound of Falling", de Mascha Schilinski, primeiros filmes da mostra competitiva na corrida à Palma de Ouro.
"Cidade de Asfalto" é o filme que marca o regresso ao grande ecrã de um ator elogiado e criticado pelo ativismo político e social e que criou algumas das personagens rebeldes mais marcantes do cinema dos últimos 40 anos. Ganhou dois Óscares de Melhor Ator, mas também foi um dos poucos que fez filmes
O vencedor de dois Óscares fez grandes elogios à estrela de "Missão Impossível": os dois entraram em "O Clarim da Revolta" no início das suas carreiras.
"Sirât" e "Dossier 137" concorrem à Palma de Ouro em dia que também será a da homenagem a Fatima Hassouna, a fotógrafa palestiniana que morreu em Gaza e é tema de um documentário.
Quatro jovens cineastas brasileiros apresentaram as seus curta-metragens em Cannes, feitos em dupla com um realizador de outro país, sendo um deles o português Ary Zara.
No festival de Cannes, o realizador Christopher McQuarrie contonou pormenores da cena em que o ator está numa avioneta sobre a África do Sul em "Missão: Impossível - O Ajuste de Contas Final".
"O Ajuste de Contas Final" chega ao maior festival do mundo com a dúvida instalada se será a despedida para o agente Ethan Hunt interpretado por Tom Cruise desde 1996.
Pelo segundo ano consecutivo, o festival organizado pela TAP está a aceitar candidaturas de filmes para celebrar o mundo do cinema, oferecer experiências únicas aos seus passageiros e mostrar Portugal ao mundo, a sua cultura e tradições.
Fatima Hassouna foi recordada na cerimónia de abertura do festival, que irá exibir o documentário em que participou, "Put Your Soul on Your Hand and Walk".
Após anúncio de tarifas a filmes feitos fora dos EUA ter sido recebido com cautela, os principais estúdios de Hollywood e vários sindicatos escreveram carta ao presidente Donald Trump.