O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou hoje de "ficção” o filme "Democracia em Vertigem", que retrata o processo de destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff, nomeado entre os finalistas da categoria melhor documentário para os Óscares 2020.
O cineasta francês está a ter na Casa de Cinema Manoel de Oliveira, no museu Serralves, no Porto, uma ampla mostra da sua obra que vem acompanhada de um livro de ensaios originais sobre a sua filmografia, uma retrospetiva integral, uma Carta Branca e uma “masterclass”. Estas duas últimas decorrem du
O realizador norte-americano Spike Lee vai presidir ao júri da edição deste ano do festival de cinema de Cannes, anunciou hoje a organização do evento, cuja 73.ª edição vai ter lugar entre 12 e 23 de maio.
A produção espanhola “Klaus”, dos realizadores Sergio Pablos e Carlos Martínez López, foi nomeada para o Óscar de Melhor Longa-metragem de Animação, contando com os portugueses Sérgio Martins e Edgar Martins na equipa.
Pela primeira vez em 92 anos de história dos Óscares, Portugal podia ter tido um filme nomeado às estatuetas douradas. “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, que estava na short-list de candidatos, acabou por não conseguir a nomeação.
A seguir a "Joker" surgem "Era Uma Vez em... Hollywood", "O Irlandês" e "1917". Netflix torna-se o estúdio com mais nomeações e Portugal não conseguiu entrar na corrida com a curta-metragem "Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa. Mas há presença portuguesa num dos filmes nomeados.
"Era Uma Vez em... Hollywood" e ainda "1917" reforçaram favoritismo na corrida aos Óscares, enquanto "O Irlandês" foi arrasado. Além de "Fleabag" e "Sucession", nas séries também não foi esquecida a sensação "Watchmen".
Após as especulações, estão à porta as nomeações para os Óscares, os prémios mais importantes do cinema. A tradição repete-se e não há lugar para todos os filme e atores, mas este ano pode ouvir-se um nome português: Regina Pessoa, graças à sua curta-metragem "Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias".