A Festa do Fado, uma iniciativa da Associação das Casas de Fado de Lisboa (ACFL), realiza-se na capital, no dia 27 de dezembro, com Camané, Carminho e Katia Guerreiro, entre outros, disse hoje à Lusa o seu presidente.
Os atores portugueses Adelaide Teixeira e António Durães foram distinguidos com os prémios de interpretação do Festival de Cinema de Liverpool, no Reino Unido, pelos papéis que desempenham em “Surdina”, de Rodrigo Areias.
Duas novas criações dos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB) Xavier Carmo/Henriett Ventura e Miguel Ramalho vão ser apresentadas no Teatro Camões, em Lisboa, a 20, 21 e 22 de novembro, anunciou hoje a companhia.
O livro ilustrado "O que vamos construir", do autor Oliver Jeffers, uma história para os mais novos sobre amor e laços familiares, é editado em novembro em Portugal pela Orfeu Negro.
O centenário da publicação de "Clepsidra", livro único de Camilo Pessanha, é assinalado na sexta-feira em Coimbra, cidade natal do poeta reconhecido como expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa.
O Festival para Gente Sentada regressa a Braga em dezembro para uma “edição de Natal de três dias”, com um cartaz que inclui, entre outros, Jorge Palma, Benjamim e Samuel Úria, anunciou hoje a promotora Ritmos.
A tese de doutoramento em História "Não sei se canto se rezo", de Cátia Sofia Ferreira Tuna, foi distinguida com o Prémio Fundação Mário Soares/Fundação EDP, divulgou hoje a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
“Os Princípios do Novo Homem”, pelo grupo O fim do teatro (Of.Dt), é a peça que vai estar em cena a partir de hoje no auditório da Malaposta, em Olival Basto (Odivelas).
O músico Samuel Úria apresenta o novo álbum, “Canções do Pós-Guerra” a 19 de novembro no Teatro Aveirense, em Aveiro, no âmbito da iniciativa Novas Quintas, foi hoje anunciado.
A proposta para sábado e domingo na Malaposta, em Olival Basto (Odivelas), é “Afinal o Caracol”, uma produção da Andante Associação Artística direcionada para crianças até aos 5 anos.
O Plano Municipal de Leitura da câmara municipal de Matosinhos venceu a terceira edição do Prémio Ler+, pelo "enorme envolvimento com a comunidade em que opera", na promoção de competências de leitura, foi hoje anunciado.
O Festival de Banda Desenhada da Amadora, AmadoraBD, este ano adaptado à pandemia da COVID-19, reduziu as categorias dos prémios anuais para metade e anunciará os vencedores no dia 6 de novembro.
Três concertos, oficinas e masterclasses compõem o programa do III Festival Internacional de Percussão de Évora, que vai ter lugar, de 6 a 8 de novembro, nesta cidade alentejana, revelou hoje a organização.
Concertos de Cuca Roseta e de Lena d’Água destacam-se na programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os meses de novembro e de dezembro, foi hoje anunciado.
O novo livro de Manuel Alegre, "Quando", é um poema dividido em dez cantos e vai ser publicado no próximo dia 10 de novembro, anunciaram hoje as Publicações D. Quixote.
Os concertos semanais, aos sábados à tarde, no quintal da Porta-Jazz, no Porto, continuam em outubro e novembro, agora protegidos por uma tenda, anunciou aquela associação cultural.
A 1.ª edição da iniciativa PARTIS & Art for a Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e da fundação espanhola “la Caixa”, vai apoiar 16 projetos artísticos para a inclusão social em Portugal, com 1,5 milhões de euros.
A programação do ciclo de concertos “A Vida Continua”, da Galeria Zé dos Bois (ZDB), em novembro “recairá sobre o lado mais emergente da comunidade musical local”, anunciou aquele espaço do Bairro Alto, em Lisboa.
A galeria Underdogs, em Lisboa, inaugura, na sexta-feira, uma exposição online, com peças criadas através do uso de painéis solares, com parte das vendas a reverter para a Fundação Little Sun, fundada pelo artista plástico Olafur Eliasson.
O combate ao isolamento e solidão, em especial dos idosos, é uma das razões de ser do projeto “A música portuguesa, à janela, a gostar dela própria”, que venceu o Prémio Maria José Nogueira Pinto.
A Terceira Pessoa, estrutura de Castelo Branco que desenvolve projetos artísticos, inaugura no dia 6 de novembro, uma exposição de fotografia e lança três livros, no âmbito do projeto pluridisciplinar "Rastro, Margem, Clarão", foi hoje anunciado.
Três décadas depois da última exposição de René Lalique, a obra do mestre em vidro volta a brilhar a partir desta quinta-feira no Museu Gulbenkian, em Lisboa, com uma centena de peças da coleção, e outras de particulares.
As obras de restauro, limpeza, conservação e requalificação da fachada do Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa, foram iniciadas na quarta-feira, como ponto de partida de uma intervenção de requalificação geral, a prolongar-se por dois anos, deste monumento nacional.