O presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, afirmou hoje que o Brasil é "um mercado difícil", mas que a empresa está "na luta" para reforçar a sua distribuição, além de atuar "em outras frentes" naquele país.
Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues.
A pintora Maria Beatriz, a artista que fez da arte processo de emancipação, morreu aos 80 anos, no sábado, na cidade de Amesterdão, na Holanda, país onde vivia desde 1970, disse à Lusa fonte da Galeria Ratton.
“A Minha Querida Rose Gold”, romance de estreia da escritora norte-americana Stephanie Wrobel, que chegou este mês a Portugal, editado pela Planeta, explora os cantos obscuros de uma ligação mãe-filha através da lente da síndrome de Münchhausen.
O novo livro de Matilde Campilho, "Flecha”, reúne histórias breves, como as antigas que vieram antes da literatura, um caleidoscópio de imagens, lugares, referências e personagens, inspiradas pela realidade e ancoradas na imaginação.
O livro "Descasco as imagens e entrego-as na boca - Lições de António Reis", editado pela Documenta, lança um olhar sobre o tempo do poeta e cineasta António Reis (1927-1991), como professor da Escola de Cinema, no Conservatório Nacional.
Uma caixa com cinco CD com gravações inéditas de Amália Rodrigues (1920-1999) em Paris é editada no próximo dia 23, quando a fadista completaria 100 anos, no âmbito da edição da discografia integral da fadista.
A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas vai abrir a 15 de julho a 4.ª edição da sua escola de verão, um programa de educação artística e reflexão com artistas portugueses e estrangeiros, que decorrerá até setembro em vários espaços da capital.
O novo livro de Rui Miguel Tovar, "Viagens sem Bola", é publicado no próximo dia 17, na coleção de livros de viagem, "Terra Incógnita", da Quetzal Editores, foi hoje divulgado.
A banda UHF edita, no dia 13, um disco que regista o seu concerto realizado há 30 anos na Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, em Almada, cidade muito relacionada com o grupo de António Manuel Ribeiro.
A obra "Grande Traição", de Ben Macintyre, uma biografia de Kim Philby, considerado "o maior espião de sempre e o principal desertor da espionagem britânica", assim como "a mais importante ‘toupeira' soviética", é publicada em Portugal no dia 14 anunciou hoje a editora.
A novela gráfica “Balada para Sophie”, que os autores Filipe Melo e Juan Cavia editam em setembro, terá edição internacional também nos Estados Unidos, em França e na Polónia, foi hoje anunciado.
Depois de uma apresentação em Nova Iorque em fevereiro, em que não se previam as mudanças provocadas pela COVID-19, o Porto Pianofest foi ajustado para se realizar online com mais de 70 músicos, durante a primeira semana de agosto.
A pintura a óleo “Tours d’arme”, da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), ficou hoje por vender, em Paris, no leilão global da Christie's.
O projeto :Papercutz vai atuar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no dia 24 de setembro, com a neozelandesa Shannon Lawn e outros convidados nacionais “surpresa”, anunciou hoje o grupo que lançou este ano o terceiro álbum de originais, intitulado “King Ruiner”.
Os romances "A Relíquia" e "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós (1845-1900), são reeditados esta quinta-feira, anunciou a chancela Livros do Brasil, do grupo editorial Porto Editora.
O “Sermão de St.º António aos Peixes”, dito pelo padre António Vieira (1608-1697) em S. Luis do Maranhão, em 1654, em defesa de índios e pela sua proteção dos colonos, é publicado esta semana pela Guerra & Paz.
O funeral do ator Armando Venâncio, que morreu na terça-feira, realiza-se na quinta-feira, no crematório dos Olivais, em Lisboa, informou hoje a funerária.
Os Museus, Monumentos e Palácios Nacionais portugueses vão passar a acolher, numa base regular, concertos, ópera e bailado, no âmbito de um protocolo entre a DGPC e o Opart, foi hoje anunciado.
Mia Couto e Margaret Atwood estão entre os 29 escritores convidados pelo The New York Times Magazine para escrever contos inspirados pelo momento que o mundo atravessa, varrido pela pandemia de COVID-19, no âmbito de um projeto intitulado “Decameron”.
O Festival Sete Sóis Sete Luas marca a agenda cultural de Castelo Branco para o terceiro trimestre do ano, ao qual se junta um concerto dos Norton e outro de Custódio Castelo, este último de homenagem a Amália Rodrigues.