A escritora Lídia Jorge, distinguida na sexta-feira em Guadalajara, no México com Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2020, disse à Lusa que temos hoje "uma liberdade ilimitada e, ao mesmo tempo, parece haver um confinamento do pensamento crítico".
A Câmara de Alcanena, no distrito de Santarém, assinala o centenário do nascimento de Bernardo Santareno com a divulgação, na sua página no Facebook, de episódios sobre a “vida e obra do maior dramaturgo português do século XX”.
A Bienal de Veneza abre hoje uma exposição dedicada aos arquivos históricos da arte contemporânea sob o mote "As Musas Inquietas", com a colaboração de todas as áreas artísticas do evento internacional.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ser obrigatório visitar a Feira do Livro do Porto, que abriu na sexta-feira, por ser uma “festa da liberdade”.
A portuguesa Vitória Mário, cuja campanha de financiamento coletivo na Internet recebeu uma contribuição da cantora norte-americana Taylor Swift, incentivou os estudantes a não desistirem e a procurarem formas de financiamento para continuarem a educação.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a analisar "as mudanças relevantes na estrutura da TVI" há mais de um mês, tendo prometido uma "averiguação rigorosa" no âmbito da entrada do empresário Mário Ferreira na Media Capital.
A 44.ª edição da Festa do Avante!, no próximo fim de semana, no Seixal, vai começar com música africana e fado e será encerrada pela banda portuguesa Xutos & Pontapés, segundo o alinhamento e programação divulgados hoje.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) apelou ao Governo para ter em conta o setor cultural, quando forem recebidas as verbas europeias relativas ao impacto da COVID-19, num comunicado hoje divulgado.
O presidente da Juventude Popular (JP), estrutura que representa os jovens do CDS, entregou hoje em São Bento um abaixo-assinado contra a realização da Festa do Avante!, que recolheu mais de cinco mil assinaturas.
A nova coreografia de Olga Roriz, intitulada "Seis Meses Depois", estreia-se a 18 de setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e será incluída na digressão da companhia este ano e em 2021, com "Autópsia".
A associação Materiais Diversos (MD) vai apresentar, de 9 a 11 de setembro, no festival Short Theatre, em Roma, espetáculos de Catarina Miranda, David Marques, Volmir Cordeiro e Tiago Cadete.
Obras inéditas de Almada Negreiros, nas quais o artista apresenta uma interpretação geométrica de várias pinturas antigas, entre elas os Painéis de São Vicente, que toda a vida o fascinaram, serão exibidas em outubro, em Lisboa e na Batalha.
A ministra da Cultura disponibilizou-se hoje para receber a plataforma Convergência Pela Cultura que agendou um protesto para terça-feira, apesar de o manifesto onde constam as suas reivindicações não lhe ter sido dirigido, “certamente por lapso”.
O Presidente da República pediu hoje que "muitos milhares" de pessoas visitem a Feira do Livro de Lisboa, considerando que a cultura sofreu mais com a pandemia de COVID-19 do que o turismo ou a comunicação social.
O espetáculo "Desconcerto", que reúne em palco António Zambujo, César Mourão, Luísa Sobral e Miguel Araújo, vai ser adiado de setembro para fevereiro de 2021, em Lisboa, e “desdobrado” em seis sessões – em vez das atuais três – no Porto, anunciou hoje a organização.
O concerto do Mário Franco Trio, realizado no âmbito da 6.ª edição do ciclo “Há Música na Casa da Cerca”, em Almada, é transmitido na RDP/Antena 2 na sexta-feira, às 19h00, e no sábado, às 21h30, através das redes sociais.
Celebração sem tabus do desejo feminino repleta de metáforas sexuais gráficas, o single "WAP", de Cardi B em colaboração com Megan Thee Stallion, está nos primeiros lugares dos tops e deixou a direita dos Estados Unidos indignada com a "indecência".