Por cada espetáculo cancelado em Portugal, até 31 de março, devido à pandemia da COVID-19, 18 artistas ficaram sem rendimento, de acordo com os resultados de um inquérito promovido pela Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).
O movimento Manifesto em Defesa da Cultura quer a mobilização imediata de fundos do Orçamento Geral do Estado para garantir “rendimento suficiente” a todos os trabalhadores da cultura, “sem condições, exceções ou contrapartidas”.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que a Festa do Avante! poderá realizar-se desde que sejam cumpridas as orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS), porque a atividade política dos partidos “não está proibida”.
Os festivais de música e espetáculos “de natureza análoga”, marcados até 30 de setembro, só serão permitidos com lugares marcados e regras de distanciamento, e o reembolso de bilhetes só em 2022, segundo a proposta de lei hoje revelada.
A organização da Queima das Fitas de Coimbra realizou uma serenata sem público, mas com transmissão online, depois de esta festa dos estudantes ter sido adiada para outubro devido à COVID-19.
O músico norte-americano Bob Dylan lança o seu próximo disco, intitulado "Rough and Rowdy Ways", no dia 19 de junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde "Tempest", de 2012.