A escritora portuguesa Lídia Jorge defende o papel da literatura para ajudar a distinguir a realidade da ficção, afirmando que se hoje há muitas 'fake news' é porque as pessoas não leem literatura.
O ministro da Cultura insistiu hoje que os apoios às artes “não se esgotam nos apoios sustentados” e que há “mais entidades apoiadas do que no passado”, mas admitiu haver “pequenas afinações que deverão ser feitas” neste programa da DGArtes.
Os espetáculos “Cantata do fim do mundo”, “Mutabila” “Imperphecto”, “A gigantea” e a atuação de Omiri constam do programa do 12.º Festival de Gigantones, a decorrer no Pinhal Novo, concelho de Palmela, de 7 a 9 de julho.
A estreia da peça "Blackface", de Marco Mendonça, e uma nova versão de "Pai para Jantar", de Gaya de Medeiros, são alguns dos primeiros nomes da programação que o Alkantara Festival irá apresentar em novembro, em Lisboa.
O EP/curta/performance “Superputa Spiritual”, da artista brasileira Diego Bragà, inaugura este mês a iniciativa Coleção Inédita do FITEI Digital, plataforma de streaming do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, foi anunciado na terça-feira.
Os escritores moçambicanos Gibson João e Óscar Fanheiro venceram ‘ex aequo’ o Prémio Literário Fernando Leite Couto, criado para promover jovens autores moçambicanos, e vão participar na edição de 2023 do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.
O desenhador português Filipe Andrade editou em Portugal a novela gráfica “As Muitas Mortes de Laila Starr”, com argumento de Ram V, que capta um certo “espírito de um tempo” de agora, contou à agência Lusa.
A peça "Valha-nos Aristófanes", pelos catalães Els Joglars, abre hoje o Festival de Almada, que inclui 20 espetáculos, oito nacionais e doze estrangeiros, duas estreias de companhias portuguesas e produções dos encenadores Peter Stein e Declan Donnellan.
O escritor Joel Neto apresentou na segunda-feira uma queixa contra o chefe de gabinete da secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores, acusando-o de ameaças após o lançamento de um livro sobre a pobreza na região.
A monstruosidade de Pantagruel, personagem central da pentalogia de Rabelais, do século XVI, deu mote à peça “O Livro de Pantagruel”, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves, a estrear-se na quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, afirmou hoje que o arraial que precede a Marcha do Orgulho LGBTI+, agendado para sábado, pode realizar-se na Alameda das Fontaínhas, mas não contará com o apoio do município.
O músico Dino d’Santiago, o escritor Mia Couto e a investigadora Maria Inácia Rezola vão debater o tema “Descolonizar as Mentes e a Cultura” na próxima terça-feira, em Oeiras, no âmbito do ciclo de conversas “Nómadas do Pensamento”.
As saudades de Portugal e a vontade de que as filhas aprendessem português levaram a luso-americana Andrea Nunes, nascida no estado norte-americano de Nova Jérsia, a lançar a série de livros infantis “Stella Learns Portuguese”.
Um dos últimos retratos criados pelo pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) foi vendido em leilão, na terça-feira, por 85,3 milhões de libras (98,7 milhões de euros), atingindo assim um recorde para uma obra de arte leiloada na Europa.
O ator Ivo Canelas regressa ao palco para uma última temporada da peça “Todas as coisas maravilhosas”, que vai levar a cidades como Bragança, Lisboa, Luanda, Ponta Delgada e Funchal até novembro, foi hoje anunciado.