O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou hoje que ainda este ano começará a ser atribuído um cheque-livro a quem completar 18 anos em 2023, mas adiantou que o valor ainda não está fixado.
Oito espetáculos representativos da cultura luso-mediterrânica acontecem a partir de quinta-feira em Pombal, no distrito de Leiria, no 31.º Festival Sete Sóis Sete Luas, que se estende até ao início de setembro, anunciou o município.
Vários artistas de rua do Porto apelaram hoje aos eleitos da Assembleia Municipal para serem incluídos e ouvidos na discussão em torno do regulamento da sua atividade, que consideraram “necessário”, mas que “não reflete a realidade”.
O promotor de espetáculos Álvaro Covões desafia os responsáveis pelos canais de televisão a dedicarem à Cultura três minutos, por cada hora, nos serviços informativos, de modo a estimular o conhecimento e consumo cultural dos portugueses.
A exposição “não sofra mais”, do islandês Ragnar Kjartansson, em Coimbra, vai estar aberta mais de 24 horas de forma ininterrupta, entre sábado e domingo, num programa especial para o seu encerramento, com concertos, visitas e performances.
O projeto artístico “PAN/DEMOS”, de apoio à entrada da Ucrânia na NATO, vai ser apresentado na praça do parlamento da Lituânia, em Vilnius, durante a cimeira da organização do Pacto Atlântico.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, defendeu hoje que os humoristas e cartoonistas devem ter autonomia, destacando que a animação alusiva à polícia e ao racismo transmitida no canal público alude à “realidade francesa”.
O município de Miranda do Douro submeteu hoje a candidatura das "Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial Matriz PCI", sendo a iniciativa um momento histórico para a cultura mirandesa.
O escritor francês Michel Houellebecq é conhecido no seu país pelas suas declarações polémicas, mas também pelas suas incursões noutros campos artísticos, como demonstra com uma versão em banda desenhada do seu premiado livro “O Mapa e o Território”, recém publicada em França.
As melhores crónicas de Umberto Eco publicadas na revista Verri, inéditos de Milan Kundera e de Leonard Cohen, e um novo livro de Hugo Gonçalves são algumas das novidades literárias de julho.
Uma peça de memórias e de sensações é como o encenador angolano Noé João define “Ventos do Apocalipse”, teatro baseado na obra homónima da escritora moçambicana Paulina Chiziane, que se estreia esta sexta-feira no 40.º Festival de Almada.
O programador Luís Fernandes vai assumir, a partir de 17 de julho, a direção artística única do Theatro Circo e do espaço gnration, anunciou a sala de espetáculos de Braga, numa mudança que se insere na estratégia cultural Braga 2030.
O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Pedro Penim, entende que é necessário “continuar a investir” na produção de teatro em Portugal, no sentido de “dar alimento” à “fome de teatro” que existe no país.
O dramaturgo brasileiro Zé Celso, expoente do teatro de vanguarda no país sul-americano, morreu em São Paulo, aos 86 anos, na sequência de queimaduras provocadas por um incêndio no seu apartamento, anunciou hoje a sua companhia de teatro.
A exposição "Paisagens da Liberdade. Da Ucrânia a Lisboa", com obras do artista ucraniano Bohdan Brynskyi e do português António Trindade, é inaugurada no dia 13 de julho, às 17h00, na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde ficará até 28 de julho.
A Companhia de Ópera de Setúbal estreia no sábado, 8 de julho, pelas 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, a ópera “Mau Tempo em Portugal”, do compositor Eurico Carrapatoso, informou a Associação Setúbal Voz.
À Babuja é o nome do Festival de street art a decorrer no Seixal, desta quinta-feira a domingo, um encontro que ano após ano transforma as ruas do concelho numa galeria de pintura ao ar livre, segundo a autarquia.
A edição deste ano da temporada cultural do Polo Gaivotas-Boavista, centro para a criação artística da Câmara Municipal de Lisboa, propõe uma reflexão sobre as migrações e a mobilidade nos dias de hoje.
O artista Alexandre Farto, conhecido por Vhils, está a criar um mural na sede da UNESCO, em Paris, que será inaugurado na próxima quarta-feira, 12 de julho, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O ator também se juntou à queixa com declaração por escrito. Em causa estão assédio moral, desvio de correspondência, violência voluntária e sequestro de pessoas vulneráveis e abuso de fraqueza.
A próxima temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) promete reforçar parcerias, laços com artistas e espaços da cidade, mantém os “ciclos da casa” e portas abertas a festivais, destacando-se oito estreias, anunciou hoje esta estrutura.