A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa vai lançar este ano uma rota turístico-literária inspirada na obra de José Saramago “Viagem do Elefante”, que poderá ser alargada ao estrangeiro, foi hoje anunciado.
Sexualidade, espiritualidade e política são os aspetos que Richard Zenith priorizou na biografia de Fernando Pessoa, o poeta que nunca saiu da infância e não investiu na construção de uma identidade.
O atual diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, Tiago Guedes, vai assumir a direção da Maison de La Danse de Lyon e a codireção da Biennale de La Danse, em França, adianta hoje a imprensa francesa.
Promover a leitura e combater os baixos índices de literacia são objetivos principais da Feira do Livro de Leiria, que decorre entre 1 e 5 de junho, com visita garantida de cerca de quatro mil alunos, anunciou a organização.
A Banda Sinfónica Transmontana estreia no dia 27 uma “Sinfonia Lendária”, que revisita as lendas de Trás-os-Montes, baseia-se na obra do escritor Pires Cabral e tem composição original de Nelson de Jesus.
A artista Cristina Maria celebra 15 anos como fadista profissional, uma carreira que desenvolve em paralelo à de escultora, mas que reconhece “ser muito pouco” na história deste género musical.
O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola (Setúbal), instalou várias valências e recursos digitais para facilitar o acesso de pessoas com “diversidade funcional”, num “projeto inovador” que tornou “o museu mais inclusivo”, foi hoje divulgado.
O encenador Filipe La Féria afirmou hoje que representará “enormes prejuízos” para o Teatro Politeama o encerramento ao trânsito da Avenida da Liberdade, em Lisboa, aos domingos e feriados, dias de maior afluência de grupos aos espetáculos.
As experiências que várias reclusas em Moçambique, algumas homicidas de companheiros agressores, partilharam com a escritora Paulina Chiziane vieram reforçar a sua ideia de que “Deus é uma mulher, e negra”.
O município de Góis, no distrito de Coimbra, acolhe, no dia 10 de junho, o espetáculo de teatro “Eudaimonia”, no âmbito do projeto “Portas do Céu”, que se vai desenvolver ao longo de 12 meses.
Um livro para crianças intitulado “Eh pá, não sejas coca-bichinhos! – Pequeno dicionário de expressões bichosas”, da autoria da escritora Lurdes Breda, com ilustrações de Tânia Clímaco, pretende assinalar o Dia Internacional do Brincar, no dia 28.
A coreógrafa de origem grega Kat Válastur apresenta “Eye, Lash!”, esta semana, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, uma obra que evoca mulheres condenadas no passado, afirmando o seu poder, estreada há duas semanas em Berlim.
O ator António Capelo dirige sábado em Vale de Cambra um espetáculo que envolve 300 atores, técnicos e artistas da comunidade para explorar cenários e memórias de uma emblemática fábrica de laticínios desativada em 2001.
A Queima das Fitas de Coimbra, que começa esta quinta-feira com a Serenata na Sé Nova, espera ultrapassar os níveis de público registados antes da pandemia, antevendo dias em que a lotação máxima seja alcançada, disse a organização.
As oito fundações portuguesas tuteladas pelo Ministério da Cultura (MC) vão receber este ano 26,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 336.100 euros face ao ano anterior, foi hoje anunciado.
Para Jesse Hughes, vocalista do grupo norte-americano Eagles of Death Metal, o massacre na sala francesa Bataclan, a 13 de novembro de 2015, mudou a sua vida "para sempre", relatou na terça-feira ao tribunal de primeira instância de Paris.
O violoncelista norte-americano Yo-Yo Ma recebeu, na terça-feira, o prémio Birgit Nilsson, tornando-se o primeiro intérprete do instrumento a ganhar o prémio sueco de um milhão de dólares (cerca de 950000 euros), tradicionalmente reservado a artistas líricos.
O guitarrista João Espadinha apresenta, nos dias 27 e 28 de maio, no Hot Clube, em Lisboa, “Em terra alheia sei onde ficar”, álbum editado recentemente, no qual conta com convidados como Primeira Dama e João Firmino (Cassete Pirata).
O pianista Vasco Dantas e a violoncelista Isabel Vaz dão um recital, no próximo dia 29 de maio, no Auditório Municipal de Gaia, integrado no programa de homenagem ao pintor e professor Isolino Vaz (1922-1992), pelo centenário do seu nascimento.
A cantora e compositora Jüra apresenta ao vivo, na quinta-feira, em Lisboa, o EP de estreia, “Jüradamor”, que junta pop, r&b e sonoridades do hip-hop e fica disponível na sexta-feira nas plataformas digitais.
Os pianistas Adriano Jordão e Artur Pizarro estão entre os protagonistas do Festival de Música de Mafra, que decorre todos os fins de semana de junho, a partir do dia 4, neste concelho do distrito de Lisboa, anunciou a organização.
O Clube Escape Livre vai organizar em junho um passeio todo-o-terreno baseado na obra de José Saramago “A Viagem do Elefante”, que ligará Lisboa a Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, foi anunciado na quarta-feira.