Seis jovens portugueses da Orquestra Geração estão em Paris para participar no projeto francês Démos, que reúne jovens dos 27 Estados-membros da União Europeia para um concerto único onde a música é a língua que "une" todas as nacionalidades.
Quatro obras de Artur Cruzeiro Seixas vão a leilão em Londres, a 8 de março, refletindo o crescente reconhecimento internacional do artista surrealista português, explicou uma especialista da leiloeira Bonhams.
A cantora e compositora Catarina Branco edita hoje o álbum de estreia, “Vida Plena”, uma edição conjunta Maternidade e Cuca Monga, com produção de Luís Severo, álbum que apresenta ao vivo em março em Lisboa e no Porto.
Quinze elementos de associações culturais de Mangualde que têm atividade na área musical estão a participar num projeto de capacitação artística que visa construir novas linguagens a partir da experiência de cada um enquanto músico.
Uma tragédia com muitos toques de humor é como a encenadora Cláudia Nóvoa define “Antígona”, que a Companhia do Chapitô estreia na Tenda do Chapitô, em Lisboa, no dia 3 de março.
O artista libanês Tarek Atoui apresenta no Porto a exposição “O Testemunho das Águas”, patente até 28 de agosto, em Serralves, em que são explorados sons de vários portos do mundo, Leixões incluído, e sons “orgânicos” do parque.
O livro “Mulheres da minha ilha, mulheres do meu país”, da jornalista Ana Cristina Pereira, parte da história de madeirenses para mostrar “a mudança do país” em questões de igualdade de género, “através de mulheres comuns”.
A cantora edita álbum que representa um “regresso às origens” e uma homenagem a Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernando Maurício e Alfredo Marceneiro.
Uma Gala Solidária, com a participação especial do bailarino Marcelino Sambé, do Royal Ballet, e peças de oito coreógrafos, realiza-se no próximo dia 19 de março, no Casino Estoril, a favor da União Audiovisual, organização de apoio profissionais da cultura.
O coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin estreia no sábado, em Almada, a performance "Barricada", com trinta bailarinos, que propõe pensar "a proximidade como forma de resistência" e "o estar juntos como posição política", na Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada.
Quinze espetáculos integram a programação do Festival de Teatro de Pombal, que tem início a 4 de março e que estende a oferta cultural a sete freguesias daquele concelho do distrito de Leiria.
Diogo Infante, Pedro Abrunhosa, Mariza, Carlos Mendes, Gisela João e Selma Uamusse são alguns dos artistas portugueses que se insurgiram hoje nas suas páginas em redes sociais contra a invasão russa da Ucrânia.
O Festival ID No Limits está de volta após dois anos de pausa forçada. Antes do arranque da edição de 2022, o SAPO Mag conversou com Karla Campos, organizadora do festival de música.
Atores que andam pelo palco “a toque de caixa”, seguindo o que lhes ordena a luz, é a proposta do espetáculo de teatro “Lumina”, que tem estreia marcada para sábado, no Teatro Viriato, em Viseu.
Até sábado, mais de 40 artistas vão atuar nos cinco palcos do Centro de Congressos do Estoril, naquele que será o primeiro festival de música no ‘regresso à normalidade’ após a pandemia.
O cantor angolano Yuri da Cunha manifestou hoje, em Luanda, emoção por participar no dia 31 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, num espetáculo com o grupo musical Força Suprema, “cada vez mais velhos, mais maduros”.
A coreografia "Symphony of Sorrows", de Miguel Ramalho, regressa ao Teatro Camões em março, com um elenco alargado de bailarinos, após ter sido a primeira obra dançada pela Companhia Nacional de Bailado, a seguir ao primeiro confinamento de 2020.
O Encontro Internacional de Jazz do Litoral Alentejano, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), regressa, a partir de sexta-feira, ao “ritmo normal” dos formatos anteriores à pandemia de COVID-19, dando destaque ao jazz e blues.
O músico brasileiro Pierre Aderne leva a tertúlia musical Rua das Pretas aos palcos dos coliseus de Lisboa e do Porto, em março e abril, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
Obras de artistas como Cruzeiro Seixas, Marcelino Vespeira e Malangatana poderão ser vistas lado a lado com outras de Salvador Dalí, Marcel Duchamp e Pablo Picasso, a partir de quinta-feira, numa exposição sobre o surrealismo no museu Tate Modern, em Londres.
A Queima das Fitas do Porto 2022 regressa de 1 a 7 de maio, depois de ter sido cancelada nos últimos dois anos devido à pandemia, avançou hoje à Lusa a presidente da Federação Académica do Porto.