A compra de bilhetes 'online' para acesso aos museus, monumentos e palácios nacionais vai ser possível realizar-se a partir de 5 de abril, revelou hoje à agência Lusa a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.
O Governo alterou alguns dos critérios da atribuição do apoio social extraordinário aos trabalhadores da Cultura, que terão efeitos retroativos, abrangendo assim casos que ficaram excluídos em março, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.
As receitas da venda de camisolas criadas em Viana do Castelo, inspiradas em bonecas da Guatemala e produzidas em algodão orgânico em Guimarães vão reverter para a União Audiovisual, que ajuda famílias de profissionais da cultura, foi hoje divulgado.
O novo livro de poesia de António Cabrita, "Tristia [um díptico e meio]" é publicado na quinta-feira, na colação "Elogio na Sombra", dirigida pelo escritor Valter Hugo Mãe, para a Porto Editora.
Um romance de Joseph Roth, com quase um século mas inédito em Portugal, vai ser publicado em abril, mês em que chegam também novos livros de Sally Rooney, Djaimilia Pereira de Almeida, Michel Houellebecq e Eduardo Halfon.
A maestrina Joana Carneiro deixa de ser titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), no final do ano, anunciou hoje o conselho de administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que tutela a orquestra.
A companhia de teatro Visões Úteis representa, ao telefone, a peça “Um Artista da Fome", a partir de Franz Kafka, numa temporada que se estende até dia 17, dedicada aos profissionais esquecidos, anunciou hoje esta estrutura do Porto.
A “cultura presencial” estará de volta à Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão a partir de 22 de abril, com teatro, dança e cinema, foi hoje anunciado.
Os museus, monumentos e palácios nacionais tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) reabrem a partir do dia 5 de abril, com horários adaptados a cada um, devido ao contexto da pandemia, revelou hoje aquele organismo.
A Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) alertou hoje que o programa Garantir Cultura, anunciado pelo Governo em janeiro para apoiar o setor em contexto de pandemia, exclui quase metade destes eventos, quando são organizados por associações.
O Teatro Micaelense irá comemorar o seu 70.º aniversário com a transmissão de um concerto online, na sua página do Facebook, pelas 21h30 de quarta-feira, anunciou a sala de espetáculos.
O álbum de estreia do projeto Luta Livre, do músico Luís Varatojo, “Técnicas de Combate”, é apresentado ao vivo em abril, em Setúbal e em Lisboa, foi hoje anunciado.
O escritor francês Jean-Claude Mourlevat venceu o prémio literário sueco Astrid Lindgren 2021, para o qual estavam indicados sete autores portugueses, anunciou hoje a organização.
O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, ocupa o 72.º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2020, com 317 mil visitantes, segundo a publicação The Art Newspaper.
A Fundação D. Luís I, de Cascais, que há 25 anos desenvolve projetos na área da Cultura, vai gerir a programação do Museu da Presidência da República, instalado desde 2011 na Cidadela, disse à agência Lusa o presidente da instituição.
Livros de Can Xue, Mariana Enríquez e Ngũgĩ wa Thiong'o estão entre os 13 nomeados da edição deste ano do prémio Booker Internacional, que distingue uma obra traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou Irlanda.
As salas de programação musical de Lisboa, sem data prevista de reabertura, só vislumbram um futuro para lá deste ano se os apoios que têm recebido forem prolongados, caso contrário, será o fim de um Circuito.
Antes da pandemia os clubes noturnos do Porto enchiam as noites de música, exposições e outras artes. Hoje estão confinados ao silêncio e à escuridão e os empresários depositam esperança na vacina para reabrir no fim do ano.