Os livros "Camões por cantos nunca dantes navegados", de Nuno Júdice, e "Assim nasceu uma língua", de Fernando Venâncio, são os vencedores ‘ex-aequo’ do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, anunciou hoje a Associação Portuguesa dos Críticos Literários.
A peça “Catarina e a beleza de matar fascistas”, de Tiago Rodrigues, vai ser apresentada em França este ano, no âmbito do Festival d’Automne, cujo programa inclui ainda reposições de “Sopro” e “By Heart”, do mesmo autor e encenador.
A peça “Fake”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, é o primeiro de quatro espetáculos produzidos ou coproduzidos pelo Teatro D. Maria II, que a partir de dia 17 vão passar por Bragança, Cartaxo, Portalegre e Portimão.
Oito personalidades da cultura de Portugal e do Brasil participam, a partir de quinta-feira e até domingo, no ciclo de conversas “Por Terras de Cabral”, que assinala os 500 anos da morte de Pedro Álvares Cabral, em Santarém.
O brasileiro Moreno Veloso e os portugueses Sara Tavares, Fogo Fogo e Sopa de Pedra integram o cartaz do Festival Live in a Box, que decorre em março de 2021, em Bragança e Lisboa.
O livro “Jaguar”, de António Carlos Cortez, venceu o Prémio de Poesia António Gedeão 2020, por ser considerado uma “obra inovadora”, anunciou a hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), que instituiu o prémio.
Os organizadores da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), maior evento literário do Brasil, anunciaram hoje a realização de sua 18.ª edição, de 3 a 6 de dezembro, em formato virtual e pelas redes sociais, devido à pandemia.
Este ano, os MTV EMAs 2020 estão marcados para o dia 8 de novembro. A cerimónia dos prémios da MTV vai ser transmitida em 180 países e territórios de todo o mundo.
A ministra da Cultura anunciou hoje que o Governo vai trazer para Portugal gravações de som de Amália Rodrigues que se encontram dispersas pelo mundo, parte das quais são inéditas ou desconhecidas.
O Supremo Tribunal norte-americano recusou-se a aceitar esta segunda-feira, dia 5 de outubro, um processo sobre direitos de autor do clássico "Stairway to Heaven", dos Led Zeppelin, encerrando uma disputa legal de longa data sobre a canção.
O primeiro-ministro, António Costa, vai estar presente na terça-feira, no Panteão Nacional, em Lisboa, na cerimónia de homenagem à fadista Amália Rodrigues por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento.
O primeiro-ministro afirmou hoje que a atividade cultural em Portugal "não pode parar", devendo prosseguir adaptada aos constrangimentos provocados pela pandemia de COVID-19, e defendeu a criação de uma rede de municípios ao nível da arte contemporânea.
Seis entidades ligadas ao cinema, espetáculo e audiovisual acusaram hoje a tutela de “insistir” em manter a precariedade e de “não querer acabar com o trabalho sem direitos”, pelo que reivindicam “legislação específica para os trabalhadores da cultura”.
O músico Elísio Donas, conhecido como teclista na banda Ornatos Violeta, lança este mês o primeiro single do "coletivo musical" Gato Morto, um "projeto de vida" ao qual juntou outros músicos.
A 3.ª edição do LEME, Festival de Circo Contemporâneo, vai decorrer de 4 a 6 de dezembro em Ílhavo, no distrito de Aveiro, apresentando 10 espetáculos, incluindo várias estreias absolutas e nacionais.
O pianista Pedro Borges venceu a terceira edição do Prémio Novos Talentos Ageas 2019, segundo um comunicado divulgado no sábado pela Casa da Música, onde decorreu a final.
A "artista da palavra" luso-brasileira Clara Haddad apresenta domingo o livro "O que come o crocodilo ao meio dia?", um lançamento que recorre "à criatividade" do online para "dar a volta" às restrições causadas pelo atual estado de pandemia.