A Fonoteca Municipal do Porto (FMP) vai abrir portas no sábado, no complexo da Arda, em Campanhã, com um acervo de mais de 35 mil discos de vinil de artistas nacionais e internacionais, anunciou hoje a autarquia.
No dia 4 de agosto, uma série de explosões de 2750 toneladas de nitrato de amónio, que havia ficado sem vigilância por seis anos no porto de Beirute, causou a morte de 182 pessoas
O músico Sandro Rodrigues, distinguido com o prémio Henriette Hustinx 2020, do Conservatório de Maastricht, quer explorar o mercado musical depois de 15 anos de estudo de guitarra clássica, incorporados em “Fantasia”, primeiro álbum a solo, destacado pela crítica.
O Festival Jovens Músicos cumpre a partir de hoje a décima edição, com alguns concertos ao vivo e transmissões online, mas sem a revelação de novos laureados, já que o Prémio Jovens Músicos foi adiado para 2021.
O grupo de teatro viseense ArDemente estreia, na quinta-feira, a peça “Numa natureza morta”, na Quinta da Cruz, centro de arte contemporânea de Viseu, espaço para o qual foi concebida a peça, adiantou à agência Lusa o encenador.
A obra “Alamedas Escuras", de Ivan Búnin, o primeiro escritor russo a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, em 1933, chega na terça-feira às livrarias portuguesas, pela primeira vez traduzida diretamente do russo, anunciou hoje a D. Quixote.
A existência de um vírus de escala global trouxe “uma imensa perceção” sobre a forma como as pessoas se relacionam e sobre as consequências dessa interação no ambiente sonoro, afirmou à agência Lusa a investigadora Raquel Castro.
A “Ode Marítima”, de Álvaro de Campos, sobe ao palco do Teatro Aveirense no dia 26 de setembro, numa encenação de João Garcia Miguel, que é também o único ator em cena, com música tradicional portuguesa.
O espetáculo “Quartos”, do dramaturgo irlandês Enda Walsh, encenado por Jorge Silva Melo, é uma instalação teatral, que se estreia no próximo dia 30, no Teatro da Politécnica, em Lisboa.
A praia da Rocha, em Portimão, foi escolhida para acolher em 2021 o Electric Daisy Carnival (EDC), que volta a acontecer na Europa quando celebra 25 anos de existência, anunciou hoje a organização.
O compositor Lucas Rei Ramos venceu o 13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, com a obra “As Estruturas de Solaris”, enquanto o público do festival distinguiu “Ministério do Caos”, de Manuel Brásio.
Celebrar 30 anos com um diretor artístico que fez a formação na própria Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) “demonstra maturidade” e faz “todo o sentido”, disse hoje o diretor executivo da Associação Música, Educação e Cultura (AMEC).
Uma biografia do imperador brasileiro D. Pedro II escrita pelo consagrado escritor Machado de Assis, foi descoberta pela pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira, doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou a instituição.
O Auditório de Espinho anunciou hoje a sua programação até dezembro, reagendando concertos, inicialmente cancelados devido à COVID-19, que regressam em sinal de "resiliência", com artistas como Três Tristes Tigres, Ricardo Toscano, Frankie Chavez e Joep Bevin.
A segunda edição da Feira Ibérica de Teatro, prevista para outubro no Fundão, distrito de Castelo Branco, foi adiada para o verão de 2021 devido às circunstâncias relacionadas com a pandemia de COVID-19, anunciaram hoje os promotores.
A União Audiovisual, de apoio a trabalhadores da Cultura, conseguiu recolher, nos concertos que promoveu em Évora este fim-de-semana, alimentos suficientes para assegurar duas semanas de entregas de cabazes em Lisboa, disse à Lusa fonte daquele grupo informal.
O músico português Guilherme Lucas compôs mais de uma dezena de "cenários sonoros", com guitarra elétrica, para poemas ditos pelo escritor Charles Bukowski e o resultado é o livro-CD "Radio Bukowski", a editar em outubro pela Tradisom.
A escritora Lídia Jorge vai ser homenageada pela freguesia de Alvalade, em Lisboa, bairro onde mora, no âmbito dos 40 anos da sua vida literária, com uma programação cultural que começa na segunda-feira e se estende até dia 26.
O mundo estava diferente quando o navio de cruzeiro “Magnifica” deixou Itália, em janeiro, com 26 portugueses a bordo entusiasmados por irem percorrer o périplo de Fernão de Magalhães, objetivo interrompido pela COVID-19 que levou o medo a bordo.
O cartoonista alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de prémios.