A ilustradora Anoosha Syed, habituada a dar vida a personagens de livros infantis, criou uma série de ilustrações onde transforma algumas das princesas da Disney em jovens adolescentes do século XXI.
Os dois primeiros títulos do projeto editorial Empilhadora, do Teatro Nacional São João (TNSJ), dizem respeito a William Shakespeare e Anton Tchékhov, dois nomes-chave da dramaturgia mundial, e são apresentados hoje, no Porto.
Uma peça inédita de grandes dimensões, considerada pela família de Almada Negreiros "a pedra no sapato" do espólio do artista, está a ser restaurada e vai poder ser vista pelo público, depois de 80 anos guardada no antigo atelier.
O projeto que junta a cantora portuguesa Lina e o músico espanhol Raül Refree está entre os nomeados dos prémios Music Moves Europe 2021, da Comissão Europeia, destinados a artistas emergentes do espaço europeu, foi hoje anunciado.
A coreografia "Moments of Young People", de Raimund Hoghe, vai ser apresentada na próxima semana na 40.ª edição do festival de dança contemporânea de Montpellier, em França, com oito jovens portugueses, que participaram no espetáculo, há dois anos, no Porto.
Uma entrevista do escritor Mário Cláudio ao jornalista José Jorge Letria deu origem ao livro "A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir", que chega às livrarias na próxima terça-feira, dia 22, pela editora Guerra e Paz.
As comemorações do centenário de Bernardo Santareno, em Santarém, arrancam no sábado com “Dança na Rua”, pela Útero Associação Cultural, com atuações de manhã e ao final da tarde nos Claustros do Convento de S. Francisco.
A companhia de teatro Mala Voadora regressa aos espetáculos na próxima sexta-feira, 25 de setembro, com nova edição de “Uma Família Inglesa”, núcleo de programação que prevê a estreia de “Everything not saved will be lost”, anunciou hoje a estrutura.
O São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, inicia na próxima terça-feira um ciclo de leituras encenadas, de textos de escritoras portuguesas lidos por várias atrizes, um espetáculo totalmente no feminino intitulado “Um Quarto que Seja Delas”.
Os trabalhadores “precários” da Fundação de Serralves e a Autoridade para as Condições do Trabalho vão ser ouvidos na comissão parlamentar de Cultura, na quarta-feira, sobre a situação laboral vivida naquela instituição, no âmbito de um requerimento do BE.
O Festival Marionetas na Cidade realiza-se de 2 a 4 de outubro, em Alcobaça, contando, nesta 23.ª edição, apenas com 10 companhias nacionais e só com a apresentação de espetáculos de rua, por causa da pandemia.
O festival ZigurFest, que habitualmente decorre em agosto, em Lamego, vai dinamizar este ano uma programação de concertos desfasada no tempo, devido à pandemia, começando no sábado com David Bruno e 10 000 Russos.
O musicólogo espanhol Carlos Villanueva Abelairas recebe na segunda-feira o XXIV Prémio Internacional Grupo Compostela-Xunta de Galicia, pela sua carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de Santiago, foi hoje anunciado.
Dezenas de livros históricos, como primeiras edições de Galileu Galilei e Isaac Newton, dos séculos XVI e XVII, roubados em 2017 de um armazém na cidade britânica de Feltham, foram encontrados enterrados no condado romeno de Neamt.
O Festival Caldas Nice Jazz realiza-se de 29 de outubro a 7 de novembro nas Caldas da Rainha com os portugueses Edmar Castaneda & Gregoire Maret, Daniel Bernardes e Maria João devido à pandemia, foi hoje anunciado.
O livro de poesia “Jaguar”, de António Carlos Cortez, venceu este ano o Prémio Literário Ruy Belo, pela sua “coerência estrutural” e por revelar um “salto quantitativo” em relação à obra do autor, anunciaram hoje os promotores da iniciativa.
O livro “Ascensão da Água”, de Samuel F. Pimenta, que venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2019, na área de poesia, chegou às livrarias na quinta-feira, pela editora Labirinto.
“Ensaio sobre a Cegueira” é a criação que a Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago.
Gessos históricos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e esculturas de artistas nacionais e estrangeiros vão dialogar numa exposição que abre hoje ao público, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para celebrar a constante reinvenção desta arte.
O ator Bruno Candé, que morreu baleado em julho passado, é recordado hoje por oito salas e companhias de teatro, pelo cinema Ideal e a distribuidora Alambique, com a receita dos espetáculos a reverter na íntegra para a família.