Os artistas Matias Damásio, Sara Correia, Amália Hoje, Jorge Palma e Delfins são os cabeças de cartaz da edição de 2025 do festival EA Live Évora, marcada para julho do próximo ano, na cidade alentejana, foi hoje anunciado.
A falta de espaço próprio e a essência do novo espectáculo de Mónica Calle, “As mulheres que não veremos duas vezes", levam a atriz e encenadora a apresentar o espectáculo em espaços diferentes de Lisboa, nos próximos dois meses.
"Wicked" e "Gladiador II" foram outros filmes que levaram muitos espectadores no longo fim de semana de cinco dias de Ação de Graças na América do Norte.
A atriz portuguesa Cláudia Semedo, o cantor cabo-verdiano Nelson Freitas e o artista angolano Cristiano Mangovo figuram entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia para a revista Bantumen.
Mais de três toneladas de sal e cerca de 700 figuras, com dezenas de cenas religiosas e de ofícios tradicionais, compõem o Presépio de Sal de Castro Marim, que é hoje inaugurado na vila algarvia.
Mais de 200 representantes de quase 190 instituições culturais de 39 países europeus instaram no sábado os deputados do Parlamento Europeu a tomarem medidas concretas pela defesa da liberdade artística, que consideram ameaçada por movimentos nacionalistas, defensores de iniciativas de ultradireita.
A tradição do cante alentejano, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, é ensinada nas escolas de Ourique, num projeto que já permitiu criar um grupo coral infantil neste concelho do distrito de Beja.