Estrelas do cinema e militantes aproveitaram esta quinta-feira a abertura do Festival de Cinema de Berlim para apoiar a campanha #MeToo contra o assédio sexual no setor.
O presidente do júri, o realizador Tom Tykwer, elogiou o debate que se gerou com as denúncias, mas alertou para o facto de os casos extravasarem a indústria cinematográfica.
A Festa do Cinema Italiano, marcada para abril, em Lisboa, vai prestar homenagem ao realizador Marco Ferreri - que morreu em 1997 -, numa parceria com a Cinemateca Portuguesa.
"Aniquilação" podia ser apenas mais uma grande produção de ficção científica inteligente e visivelmente extravagante, mas a sua verdadeira audácia é contar com um elenco todo de mulheres.
Na sexta-feira, João Salaviza e Ricardo Alves Jr. estreiam a curta-metragem "Russa", um "quase filme militante" sobre gentrificação das cidades, a partir do interior do bairro do Aleixo, no Porto.
Acusado de agressões físicas e sexuais, o realizador Kim Ki-duk foi convidado para o Festival de Berlim, que apoia a campanha #MeToo contra o abuso das mulheres.
O filme de animação "Isle of dogs", de Wes Anderson, abre hoje o Festival de Cinema de Berlim, num ano em que seis filmes portugueses fazem parte do programa, três dos quais na competição oficial.
O presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), Luís Chaby Vaz, garantiu hoje que a secção especializada SECA vai deixar de decidir sobre escolha de júris dos concursos financeiros.
O filme está nomeado para 13 Óscares e o realizador Guillermo del Toro está a receber os maiores elogios da carreira, mas confirmou que a rodagem de "A Forma da Água" foi muito complicada.
De "E Tudo o Vento Levou" a "Titanic" e "Twilight", as memórias das grandes histórias de amor no cinema são acompanhadas de grandes frases. Mesmo que frequentemente mal citadas, elas perduram para sempre.
A Berlinale arranca esta quinta-feira com dezenas de filmes, mas também assume o compromisso de ser um fórum para discutir discriminação, assédio e abuso sexuais.