A estreia do documentário do realizador Henrique Pina marca a abertura de candidaturas à 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema Arquiteturas, em junho.
A Cinemateca Francesa acolhe, a partir desta quarta-feira, em Paris, uma retrospetiva integral que começa com "Verdes Anos", o primeiro filme do cineasta.
A média não chega a um filme a cada seis semanas: 2018 voltará a ser dominado pelos super-heróis. A Marvel arranca com "Black Panther" e a DC fecha o ano com "Aquaman".
A primeira de ficção da dupla portuguesa Filipa Reis e João Miller Guerra estreia-se este mês no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, onde estará em competição.
Três curtas-metragens portuguesas, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., de João Viana e de David Pinheiro Vicente, foram selecionadas para a competição do Festival de Cinema de Berlim, foi hoje anunciado.
O anfitrião dos Óscares assegurou que se divertiu com o caos do ano passado, causado pela gaffe o anúncio do vencedor do prémio de melhor filme, mas assegurou: se algo semelhante acontecer novamente todos os envolvidos na cerimónia terão de ser demitidos.
O realizador português André Santos é um dos selecionados para o Berlinale Talents, programa paralelo do Festival de Cinema de Berlim, cuja 68.ª edição decorre em fevereiro, na capital alemã.
O investigador britânico Anthony McCarten, autor do livro e do argumento do filme “A Hora Mais Negra” sobre Winston Churchill disse à Lusa que pretendeu destacar um político que usava a palavra como arma e que era “incapaz” de mentir.
A lenda do cinema Kirk Douglas recebeu, na noite de domingo, uma homenagem surpresa durante a 75.ª edição dos Globos de Ouro, os prémios de cinema e televisão dos Estados Unidos, que decorrem em Los Angeles.
Filme com Frances McDormand surpreendeu numa noite em que Hollywood deu a sua resposta pública à controvérsia que a tem dominado desde outubro. Globos confirmaram também que "Big Little Lies" como grande acontecimento televisivo do ano passado.
Nomeados, apresentadores e outras estrelas passam pela passadeira vermelha nas horas que antecedem a 75ª cerimónia. Em comum: o preto, numa manifestação de união e apoio ao movimento contra os assédios sexuais.
Um ciclo de filmes de arquivo e contemporâneos sobre Macau, revelando olhares sobre o território durante o século XX e após a transição para a administração da China, começa hoje no Museu do Oriente, em Lisboa.
É a primeira cerimónia transmitida para todo o mundo desde desde que começaram as denúncias de escândalos sexuais e por isso o preto dominará a passadeira vermelha. Na corrida para os prémios, "A Forma da Água" é o mais nomeado, mas reina a incerteza. O SAPO Mag faz as previsões, sem esquecer a tele
Com uma história que reflete a nova cadência de um cinema chileno que apostou nos últimos anos na diversidade temática, "Uma Mulher Fantástica" disputa no domingo o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, contando sem rodeios a luta de uma transexual.
O realizador mexicano Guillermo del Toro, que recebeu o maior número de nomeações para os Globos de Ouro em 2018, diz que o mundo fantástico dos seus filmes foi construído durante os seus primeiros 11 anos de vida.
A 75ª edição dos Globos de Ouro vai premiar no domingo um homem como melhor realizador pela 74ª vez, excluindo as mulheres da disputa após um ano excelente para as cineastas.
As obras de reabilitação de uma antiga sala de cinema em Évora, que se encontra fechada há cerca de três décadas, devem arrancar este ano, num investimento de 2,5 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários.
Mais de duas dezenas de filmes portugueses ou com coprodução nacional, como "Ruth", "Cabaret Maxime", "Hotel Império" e "Soldado Milhões", vão ter estreia comercial nos próximos meses, nas salas de cinema comercial.