Cineasta está em prisão domiciliária, acusado de desvios públicos, o que o impediu de acompanhar o seu filme ao Festival de Cannes. Os seus defensores dizem que se trata de perseguição política.
Plataforma que reúne mais de uma dezena de estruturas ligadas ao cinema e audiovisual diz que não existe nenhum entendimento sobre o valor económico da Cultura que não seja ligado ao turismo.
O filme "The Waldheim Waltz", sobre Kurt Waldheim, antigo secretário-geral da ONU que escondeu o passado durante o regime nazi, abre na quinta-feira o DocLisboa, o festival dedicado ao documentário que já gerou polémica com duas embaixadas.
O SAPO Mag divulga um vídeo da produção de "O Primeiro Homem na Lua", o novo filme de Damien Chazelle com Ryan Gosling que estreia esta semana em Portugal sobre os bastidores de uma das missões mais perigosas da história da humanidade.
Os britânicos John e Sally Bent mudaram-se para Portugal e estão a tornar a sua Quinta Layla, perto de Penamacor, num santuário para animais que trabalharam no cinema e em vários eventos. Um dos habitantes é uma verdadeira estrela de cinema.
A diretora do festival detalhou ao SAPO Mag o conceito e alguns destaques da programação que decorre entre 15 e 20 de outubro na sala Passos Manuel, no Porto. O filme de abertura é o documentário "A Grande Nuvem Cinza".
A Plataforma de Cinema, que reúne produtores, realizadores e programadores, espera que a nova ministra da Cultura, Graça Fonseca, tenha uma "visão clara e objetiva" sobre o setor, afirmou à Lusa uma das representantes, Cíntia Gil.
A longa-metragem "Soldiers. Story from Ferentari", uma história da marginalização da comunidade 'gay' na Roménia, dirigida por Ivana Mladenovic, venceu o prémio de Melhor Filme do festival Queer Porto, segundo o palmarés anunciado sábado à noite.
Um Pontiac amarelo rompe ao som de "Sweet Emotion". Dois clássicos fazem a cena de abertura de "Juventude Inconsciente" ("Dazed and Confused", no original). O carro é de 1970, a faixa é dos Aerosmith. Está lançado o tom do filme que deu nome a Richard Linklater, em 1993.