A dupla de artistas Bêka & Lemoine, que inaugura na quarta-feira a maior exposição do seu projeto “Homo Urbanus”, com filmes sobre 13 cidades, no museu do Centro Cultural de Belém, vai estrear em março um filme sobre Lisboa.
O ator britânico assumiu-se como um defensor apaixonado do futuro do cinema africano durante o Africa Cinema Summit, o principal evento da indústria cinematográfica do continente.
Foi a 15 de outubro de 1999 que "Fight Club - Clube de Combate" chegou às salas de cinema. Nas bilheteiras, os resultados foram uma desilusão, mas com a ajuda do DVD, desde então tornou-se um filme de culto.
O filme “Glória” (1999), primeira e única longa-metragem da realizadora portuguesa Manuela Viegas, foi restaurado pela Cinemateca Portuguesa e vai voltar às salas de cinema no dia 30, no Sardoal, em Santarém, na região onde foi rodado.
Conhecido pela abordagem de temas políticos, o cineasta será homenageado por uma carreira que inclui os filmes "Z - A Orgia do Poder" e "Missing - Desaparecido".
Um documentário favorável à conquista espanhola, propaganda provocativa, reações à flor da pele: Espanha e México travam uma batalha pela memória, envolvidos numa discórdia diplomática no aniversário da chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492.
O filme argentino “El Polvo”, de Nicolás Torchinsky, venceu a competição oficial da 10.ª edição do festival Queer Porto, anunciou a organização este sábado, 12 de outubro.
Um documentário sobre a vida e obra da poeta portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, realizado por Abílio Leitão, que dá a conhecer esta “voz singular no panorama da poesia portuguesa”, estreia-se na televisão no próximo dia 17.
Os filmes mudos sobre as aventuras de Sherlock Holmes foram restaurados no Reino Unido, mais de um século depois da sua realização, e serão exibidos este mês em Londres para felicidade dos fãs. Edições em DVD e Blu-Ray também estão garantidas.
“Grand Tour”, “O Teu Rosto Será o Último” e “A Sibila” são alguns dos filmes em destaque no Cine Atlântico, nos Açores, que este ano dedica um fim de semana aos “verdes anos” do cinema português.
O festival de cinema LEFFEST vai mostrar, em novembro, em Lisboa, “os filmes mais importantes do ano”, lembrará a “situação absolutamente inaceitável” na Palestina, e inclui uma exposição do artista plástico Carlos Cobra, revelou hoje o diretor, Paulo Branco.
No seu filme mais recente, "Blitz", Steve McQueen quis denunciar a "perversidade" da guerra e a propensão humana a "desviar o olhar" da sua realidade obscura, explica à AFP o realizador britânico vencedor de um Óscar.
A realizadora Rita Nunes acredita que há um caminho de representatividade “que está a dar frutos”, sobre a presença de mulheres na realização e produção de cinema e audiovisual, mas “as mudanças nunca são radicais”.
Setembro foi o segundo pior mês do ano para os cinemas portugueses, a seguir a abril, em números de espectadores, e o terceiro em receitas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
A atriz Lupita Nyong’o perdeu a voz e teve de ficar em silêncio durante três meses por causa do esforço na gravação do novo filme de animação da DreamWorks “Robot Selvagem”, que se estreia na quinta-feira nos cinemas portugueses.