O Presidente da República afirmou hoje que o Palácio de Belém é "a casa do povo", onde quer juntar músicos à conversa com alunos, depois de ter promovido encontros com escritores, jornalistas, cientistas, desportistas e artistas plásticos.
A escritora Regina Guimarães acusou na segunda-feira a direção do Teatro Municipal do Porto de ter censurado um texto da sua autoria no qual criticava a noção de cidade líquida de Paulo Cunha e Silva, ex-vereador que morreu em 2015.
O crítico e filósofo George Steiner morreu na segunda-feira aos 90 anos na sua casa em Cambridge, Reino Unido, noticiou o New York Times, citando o filho.
A Cinemateca Portuguesa vai poder contratar trabalhadores e comprar equipamento para digitalização de obras fílmicas, com um apoio financeiro europeu de 880 mil euros, disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.
O poeta escocês Edwin George Morgan, considerado um dos mais importantes do seu país, vai ter pela primeira vez um livro publicado em Portugal, a antologia poética “Última mensagem”, editada pela (não) edições.
O romance "Eu Solidão", da autoria de Maria Luísa Santos, de 68 anos e natural do Porto, é a obra vencedora da segunda edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, foi hoje anunciado.
O recital da pianista Maria João Pires, no dia 21 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, "terá um convidado especial, o Coro Infantojuvenil da Universidade de Lisboa", anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.
O livro “As provadoras de Hitler”, de Rosella Pastorino, numa tradução de Cristina Rodrigues e Artur Guerra, chega ao mercado nacional na terça-feira, anunciaram as Publicações D. Quixote.
O Trigo Limpo Teatro ACERT vai estrear, no dia 27 de março, o espetáculo “Terra”, recorrendo à ironia para tratar um tema sério e provocar a reflexão, disse hoje o encenador da peça, na apresentação da temporada da companhia.
O músico brasileiro Lenine anunciou quatro datas de atuação em Portugal, em junho, para apresentação do seu mais recente álbum, “Em Trânsito”, editado no ano passado.
O guitarrista, autor e produtor checo Ivan Kral, que tocou com Patti Smith, Iggy Pop e David Bowie, morreu no domingo aos 71 anos, disse a sua mulher nas redes sociais.
A herança açoriana de Devin Nunes, lusodescendente que representa o 22.º distrito da Califórnia, "molda a forma como ele vê a América", disse à Lusa Lee Smith, autor de um livro sobre o congressista.
O lusodescendente Devin Nunes, líder do Comité de inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, é novamente o pretexto para um novo livro de Lee Smith, que pretende publicar “nos próximos meses” uma sequela.
A antestreia diária de 12 filmes, a exibição de sete documentários e a presença de quatro realizadores vão assinalar, de 5 a 16 de fevereiro, as comemorações do terceiro aniversário de regresso do Cinema Trindade, no Porto.
O disco de estreia, homónimo, dos Miramar, dupla formada pelos guitarristas Peixe e Frankie Chavez, é candidato ao prémio de melhor álbum europeu do ano, atribuído pela Associação de Empresas de Música Independente (IMPALA).
O Ballet do Teatro Nacional da Croácia apresenta, a 8 de fevereiro, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado “Morte em Veneza”, coreografia de Valentina Turcu inspirada na novela homónima de Thomas Mann, informou a Companhia Nacional de Bailado.
A ilustradora portuguesa Inês Viegas Oliveira foi selecionada para a exposição de ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em março, em Itália, e prepara o primeiro livro ilustrado para a infância, a editar pela Bruaá.
O projeto Vibra, do compositor João Pedro Coimbra, vai apresentar o álbum de estreia, com gravações a realizar no Parque de Serralves, entre outros espaços portuenses, em junho, em Lisboa e no Porto.
As histórias pessoais de cada um dos oito intérpretes do espetáculo é o tema da peça “Despidos”, que o teatro Contra-Senso estreia este sábado na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.
Seis contadores da Argentina, Brasil, Itália e Portugal participam na segunda edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que leva a Leiria e a quatro concelhos vizinhos histórias tradicionais e contemporâneas dos seus países.
As mostras coletivas “Faraós Superstars” e “Esculturas Infinitas - Do Gesso ao Digital” são duas das exposições temporárias incluídas na programação do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para este ano.
O fadista Pedro Moutinho apresenta, no próximo dia 7 de fevereiro, no Convento São Francisco, em Coimbra, o seu mais recente álbum, “Um Fado ao Contrário".
O músico brasileiro Zeca Pagodinho estreia-se, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 22h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, apresentando o espetáculo “Roda de Samba do Zeca”.