O Coro Gulbenkian apresenta-se esta semana na cidade francesa de Estrasburgo, com a Orquestra Filarmónica de Estrasburgo e a soprano Joyce DiDonato, para a interpretação de “A Danação de Fausto”, de Hector Berlioz.
O encenador britânico Peter Brook foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes 2019, anunciou hoje em Oviedo, Espanha, o júri responsável pela atribuição do galardão.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai continuar em Moçambique nos próximos meses, onde vai reconstruir uma maternidade, mas também unidades de saúde no bairro de Macurungo, na cidade da Beira, e o serviço de análises do Hospital Central.
A cantora e compositora angolana Aline Frazão atua na quarta-feira no Theatro Circo, de Braga, com um concerto dominado pelo seu mais recente álbum, “Dentro da Chuva”.
Dino D'Santiago, 2manydjs, Bonga e os Capitão Fausto são alguns dos nomes que vão atuar na Queima das Fitas de Coimbra, que vai decorrer de 3 a 10 de maio, anunciou hoje a organização.
O folclore português “e todas as suas manifestações artísticas” foram declarados património histórico e cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, com vista à preservação da cultura e da memória portuguesa.
A escritora uruguaia Ida Vitale recebeu hoje em Madrid o Prémio Miguel de Cervantes 2018, numa cerimónia em que destacou a inspiração de D. Quixote de la Mancha, cuja loucura considerou ser um “frenesim poético”.
O Festival Dias da Dança (DDD), que arranca na quarta-feira no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, apresenta dezenas de espetáculos e arranca com “Looping: Bahia Overdub”, peça brasileira descrita como “festa, dança e política”.
O festival Amplifest, que regressa ao Porto em outubro três anos depois da última edição, anunciou hoje o cartaz completo, contando com nomes repetentes, de Deafheaven a Amenra, e com estreias como Inter Arma e Daughters.
Exposições sobre Zeca Afonso e a resistência antifascista, espetáculos com os grupos Diabo na Cruz e PAUS e um concerto integrado na iniciativa “Vozes de Abril” animam as comemorações do 25 de Abril em Évora.
A residência oficial do primeiro-ministro volta a estar aberta ao público no feriado de 25 de Abril, quinta-feira, com um programa que inclui um concerto de António Zambujo e leitura de poemas de Sophia de Mello Breyner.
O espetáculo "Eu, Variações", numa encenação de Rafael Ribeiro Rodrigues, está em cena no próximo dia 27, às 21:30, no Cineteatro D. João V, na Damaia, nos arredores de Lisboa, anunciou a autarquia.
A irlandesa Róisin Murphy, vocalista dos extintos Moloko, atua em setembro, em Lisboa, na 6.ª edição do festival Lisb-On, dedicado à música eletrónica, cujos últimos nomes do cartaz foram hoje anunciados.
O escritor e jornalista Mia Couto considera que “falta muito para a Europa conhecer a diversidade de vozes que vêm de África” e lamentou que, no contexto mundial, a África lusófona seja um “subúrbio do subúrbio”.
A exposição "Mamografias por satélite", de Rodrigo Gomes, que faz uma sátira à condição humana guiada pela alta tecnologia, vai ser inaugurada a 3 de maio no espaço The Room, em Lisboa.
Concertos dos UHF e de Stereossauro e um espetáculo de fogo-de-artifício são destaques das comemorações do 25 de Abril em Grândola (distrito de Setúbal), visando “recordar os valores da Revolução dos Cravos”, disse hoje o presidente do município.
Mais de 50 músicos, dos mais diversos contextos, vão interpretar na quarta-feira, no Terreiro da Erva, em Coimbra, "Por Este Rio Acima", álbum de Fausto Bordalo Dias editado em 1982.
A escritora argentina Samanta Schweblin, por duas vezes finalista do Prémio Internacional Man Booker, incluindo este ano, acaba de lançar em Portugal “Kentukis”, o seu mais recente romance, que expõe os limites e os perigos de uma sociedade hipertecnológica.
Os quatro jovens assassinados pela PIDE, em 25 de Abril de 1974, são lembrados em "Ocupação", um percurso pela memória e pelo "fazer teatral", que a encenadora Joana Craveiro estreia na quarta-feira, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.