Os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães vão ser assinalados no sábado, no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa que marca uma nova fase das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
O ministro Pedro Adão e Silva considerou hoje que a cultura pode ser o elevador social do século XXI, como a educação foi no século anterior e manifestou-se cético sobre “qualquer medida de rendimento básico”.
Artigo de investigação da revista Rolling Stone descreve um ambiente de trabalho tóxico que existe "há anos" num dos principais 'talk-shows' noturnos da televisão dos EUA.
Um livro de histórias de Pedro Almodóvar, o romance vencedor do Pulitzer 2023, uma banda desenhada de Marjane Satrapi em homenagem a Mahsa Amini e um ensaio de Djaimilia Pereira de Almeida são algumas novidades da rentrée da Penguin.
A Bienal de São Paulo, no Brasil, dá hoje início à sua 35.ª edição, sob o tema “Coreografias do Impossível”, com mais de 100 artistas participantes, entre os quais os portugueses Carlos Bunga e Raquel Lima.
Cineasta acha errado que o agora suspenso presidente da federação espanhola de futebol perca o seu emprego por causa do que aconteceu na final do Campeonato do Mundo.
Cerca de 100 títulos serão editados pelo grupo que junta Bertrand Editora, Quetzal, Temas e Debates, Círculo de Leitores, Contraponto, Pergaminho, ArtePlural, GestãoPlus, Verso de Kapa e 11x17.
A estreia em Portugal do escritor italiano Marco Balzano, com o romance “Eu Fico Aqui”, e o regresso de uma das principais obras de Margaret Atwood, “Olho de Gato”, há muito esgotada, são os destaques da Bertrand Editora, hoje anunciados.
A exposição "Plug-in. Joana Vasconcelos", que incluirá "Árvore da Vida", e "O Castelo Surrealista de Mário Cesariny” (1923-2006) estão entre as exposições que são inauguradas a partir de 29 de setembro no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
O monólogo “Todas As Coisas Maravilhosas”, interpretado por Ivo Canelas, internacionaliza-se pela primeira vez, em Luanda, depois de quatro temporadas esgotadas em Lisboa, chegando à cena na capital angolana nos dias 8 e 9 de setembro.
Uma exposição com obras-primas do Museu da Terra Santa, a FluxFest e uma intervenção do coletivo Chim↑Pom from Smappa!Group estão na programação da Fundação Calouste Gulbekian, em Lisboa, para o museu e outros espaços, a partir de sexta-feira.
A 8.ª edição do Festival de Poesia de Lisboa, que visa incentivar a leitura e valorizar a poesia em língua portuguesa, vai decorrer na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, entre 13 e 17 de setembro.
A nova temporada do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, abre com sete estreias, arrancando no dia 11 com “O Canto do Cisne”, de Tchékhov, da Seiva Trupe, e anuncia programação para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
O novo romance de Annie Ernaux, “Não Saí da Minha Noite”, no qual dá conta dos seus sentimentos ao assistir ao declínio mental e físico da mãe, doente de Alzheimer, é publicado em Portugal na próxima quinta-feira.
O PCP acusou hoje o Governo de seguir uma linha política de mercantilização, privatização e de desresponsabilização no setor da cultura, atacando em particular a recente reestruturação promovida na Direção Geral do Património Cultural.