Associações das artes cénicas, cinema e audiovisual contam que haja um reforço da fatia do Orçamento do Estado (OE) para a Cultura em 2023, e há expectativa em conhecer a linha de atuação do ministro Pedro Adão e Silva, como contaram à agência Lusa.
O músico e compositor Jorge Palma disse à agência Lusa que já não tem “grandes ilusões” em relação à fatia do Orçamento do Estado dedicada à Cultura, área que “fica sempre num cantinho escuro”, nas contas de cada Governo.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) espera que, no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), a verba para a Cultura “mais que duplique”, mas também tem “muito receio” que tal não aconteça.
Uma programação com visitas guiadas, oficinas, concertos, projeções e performances compõem o programa de entrada gratuita que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, criou para celebrar o seu 6.º aniversário na quarta-feira.
A edição do festival literário Escritaria, em Penafiel, vai ser este ano dedicado à autora Ana Luísa Amaral, que vai ser homenageada, a título póstumo, com várias atividades culturais, de 16 a 23 de outubro, segundo a organização.
Os artigos sobre o produtor de cinema e o subsequente movimento #MeToo reconfiguraram a forma como a imprensa cobre as histórias de poder e abuso sexual.
Sob o tema “O laboratório do futuro”, e com curadoria Lesley Lokko, a Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, vai decorrer entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023.
Evento que reúne artistas e professores de referência mundial com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de experiências entre pessoas do mundo.
Um dos lados maus da evolução da Humanidade, o excesso de lixo, serve de base ao trabalho do artista português Bordalo II que, a partir de dia 08, apresenta obras inéditas numa nova exposição a solo, em Lisboa.
No ano do centenário de José Saramago, chega às livrarias uma nova biografia do escritor, que revela episódios inéditos da vida do serralheiro que assumiu um compromisso com o ofício da escrita e chegou a Prémio Nobel da Literatura.
A escritora, poeta e performer Maria Giulia Pinheiro venceu a 2.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o texto “Isso não é relevante”, anunciou hoje a Companhia Cepa Torta, que promove a iniciativa.
Portugal vai estar este ano na Feira do Livro de Frankfurt, que terá lugar entre os próximos dias 19 e 23 de outubro, depois de dois anos de ausência devido à pandemia, com a presença de 40 chancelas editoriais.
A edição de oito livros dedicados à banda desenhada portuguesa, ao longo deste ano, é o resultado de um projeto que a editora A Seita criou, com verbas do programa Garantir Cultura, para apoiar e remunerar trabalhadores desta área.
O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC) inaugura esta sexta-feira “Que te seja leve o peso das estrelas”, exposição com obras de Helena Almeida, Jorge Molder e Julião Sarmento, entre outros.
Artistas centrais da Coleção Peter Meeker, de Pedro Álvares Ribeiro, como esculturas e fotografias de Ana Jotta, José Pedro Croft e Paulo Nozolino, estarão em destaque na iniciativa “Arte em São Bento", que é inaugurada a 5 de outubro, em Lisboa.
Os Encontros Literários do Alto Minho vão regressar nos dias 20, 21, 27, 28 e 29 de outubro, com “etapas” em cinco concelhos que reunirão um total de 11 escritores, anunciou a organização.
Uma encenação “inovadora” da ópera “L’elisir d’amore!" (“O elixir do Amor!”), de Gaetano Donizetti, com direção musical do maestro Antonio Pirolli, abre no sábado a temporada lírica do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa.
A companhia Dançando com a Diferença estreia no próximo sábado, no Rivoli (Porto), um espetáculo da temporada Portugal-França 2022 com bailarinos especiais que se cruzam nas criações artísticas “Blasons”, de François Chaignaud, e “Doesdicon”, de Tânia Carvalho.
Atriz deixou um elogio de respeito aos protestos das mulheres no Irão depois da morte da jovem curda Mahsa Amini, detida pela polícia da moralidade por "vestir roupas inadequadas".
Desde 2016 que os fãs pedem que Rihanna volte aos discos, mas a cantora tem-se dedicado aos negócios nos últimos anos. Mas agora, mais de seis anos depois do lançamento do seu último álbum, a artista de Barbados decidiu voltar à sua carreira na música. No passado domingo, dia 25 de setembro, a artis