O poeta e jornalista Henrique Jorge Segurado Pavão, de 90 anos, morreu hoje na sua residência, em Lisboa, disse à Lusa a sua filha, a ceramista Teresa Pavão.
A iniciativa "Fado Solidário", com os artistas que "ficaram sem trabalho" devido ao "encerramento da maioria das casas de fado", realiza-se a 3 de fevereiro, em Lisboa, anunciou hoje a organização.
O músico canadiano Neil Young vendeu os direitos de metade do catálogo de canções a um fundo de investimento britânico, num acordo anunciado hoje e que terá rondado os 121 milhões de euros.
A Fundação de Serralves, no Porto, dedica de sexta-feira a domingo um programa à compositora Maryanne Amacher (1938-2009), com concertos, filmes e debates em torno da obra da norte-americana.
Agentes e produtores portugueses uniram-se e criaram uma nova associação com vista à “promoção e defesa coletiva dos interesses e direitos” dos seus associados, na sua maioria ligados à área da música, foi hoje anunciado.
O músico João Gil protagoniza este mês cinco concertos no Capitólio, em Lisboa, acompanhado pelos artistas António Zambujo, Tatanka, Ana Bacalhau, Jorge Palma e Elida Almeida, foi hoje anunciado.
A fadista Carminho abre, em fevereiro, o festival Sons do Vez, em Arcos de Valdevez, cuja edição de 2020 a artista devia ter encerrado, mas que foi suspensa devido à pandemia de COVID-19.
A edição deste ano do programa Jovens Compositores, orientada pelo compositor Luís Tinoco, inicia-se no próximo dia 11, com três criadores, entre os quais o moçambicano Estêvão Chissano, anunciou hoje o Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC).
Tay conquistou os fãs com o seu primeiro single "Não Preciso", que soma mais de sete milhões de reproduções só no Spotify. Seguiu-se "Pensa Bem", "#TipoNada" e, mais recentemente, "Coisas que Gostas", que acumulam mais de oito milhões de reproduções. O jovem músico esteve à conversa com o SAPO Mag s
A companhia de teatro Mascarenhas-Martins, com sede no Montijo, lança, no sábado, dia 9, às 16h00, o livro “Criar e produzir”, comemorando o sexto aniversário desta estrutura, desde a sua fundação.
Cento e nove anos depois do nascimento de Alves Redol, o escritor do neorrealismo, a Cegada Grupo de Teatro repõe a peça “Fronteira Fechada”, informou a companhia.
A peça “Menina Júlia”, de August Strindberg, estará em cena nos dias 27, 28 e 29 de janeiro e nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, no auditório Boutique da Cultura, em Carnide, Lisboa, numa produção do grupo Teatro D'As Vizinhas.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) sobe, nos próximos dias 14 e 15, às 21h00, ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, onde apresentará “Trabalhos de Casa”, com coreografias de Xavier Carmo, Henriett Ventura e Miguel Ramalho.
O livro de memórias de Lee Lawrence, cuja mãe foi alvejada dentro de casa pela polícia, em Inglaterra, venceu o Prémio Costa na categoria de biografia, enquanto a escritora britânica Monique Roffey venceu o prémio para melhor romance.
Um conjunto de estruturas da área da Cultura “envolvidas no processo de luta de 2020” promovem, no final deste mês, uma manifestação, “muito alargada” do setor, para reivindicar medidas de emergência efetivas.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do escultor João Cutileiro, aos 83 anos, definindo-o como "um artista central da escultura contemporânea e uma referência maior da cultura portuguesa".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do escultor João Cutileiro, considerando que "nunca foi indiferente", com um trabalho "marcado pelas revisitações do imaginário nacional e por um franco erotismo".
A programação de janeiro e fevereiro no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), em Lisboa, inicia-se na quinta-feira com um recital para canto e piano e tem uma forte presença de compositores portugueses, foi hoje anunciado.
O espetáculo “Homem-agem”, a quinta produção do Bestiário, vai estar em cena na Escola de Mulheres – Clube Estefânia, em Lisboa, de quinta-feira a domingo.