O escritor moçambicano Mia Couto classificou na quarta-feira o seu novo romance, "O Mapeador de Ausências", como uma homenagem à cidade da Beira, onde nasceu e viveu até aos 17 anos e onde hoje lançou a nova obra.
O grupo norte-americano Calexico edita em dezembro o álbum "Seasonal Shift", que conta com vários músicos convidados, entre os quais a cantora portuguesa Gisela João, revelou a editora Anti Records.
A orquestra portuguesa que se dedica em exclusivo a tocar as melhores bandas sonoras de grandes filmes e séries festeja 13 anos de forma diferente por causa da pandemia.
Um retorno à infância para procurar as “primeiras verdades”. Um retrato do norte de Portugal pós-ditadura, onde os professores ainda faziam sangrar os alunos nas salas de aula. As memórias de uma infância vivida “à solta”. Uma viagem entre Paços de Ferreira e Caxinas através da escrita sem igual de
O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri.
Os artistas que dão voz ao álbum “À Moda Quarteirense” vão participar no sábado, em Quarteira, no Algarve, num concerto acústico de celebração da obra discográfica que vai ser lançada em 2021 para dinamizar aquela cidade algarvia.
O concerto dos Moonspell em Beja, no dia 31 de outubro, foi adiado para 6 de novembro, “por decisão do promotor, numa parceria com a autarquia alentejana e com a concordância da banda”, foi hoje anunciado.
A vida das trabalhadoras das indústrias conserveiras de Setúbal, nas décadas de 1920 a 1960/1970, está na base da peça “A Casa de Emília” que o Teatro Estúdio Fontenova estreia a 6 de novembro nesta cidade.
O Teatro Nacional D. Maria II, em digressão pela Europa desde setembro, tem conseguido "escapar" às restrições por causa da pandemia, encontrando mesmo públicos "ávidos da experiência teatral", disse à Lusa o diretor artístico, Tiago Rodrigues.
A Biblioteca Nacional celebra os 250 anos de William Wordsworth com um congresso e uma exposição, a inaugurar no mesmo dia, 3 de novembro, em que também é publicado o diário de viagem a Portugal da filha do poeta.
Os concertos dos Xutos & Pontapés e de Plutonio marcados para sábado, no Porto e em Lisboa, respetivamente, foram adiados por decisão dos artistas e da organização, devido à restrição de circulação entre concelhos, foi hoje anunciado.
O pianista Júlio Resende volta ao fado no seu novo disco, "Júlio Resende Fado Jazz Ensemble", a editar sexta-feira, no qual apresenta nove temas de sua autoria.
"Violator", para muitos a obra-prima dos Depeche Mode, e bandas bandas sonoras assinadas por Prince, Madonna e Angelo Badalamenti ("Graffiti Bridge", "Dick Tracy" e "Twin Peaks", respetivamente) estão entre os discos que marcaram as edições de 1990.
Noites de Jazz e Poesia e Aulas de Poesia Mundial são algumas das iniciativas até ao final do ano, na Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, depois da reabertura no passado dia 29 de agosto, foi hoje divulgado.
O Lisbon Art Weekend (LAW) vai regressar a Lisboa de 13 a 15 de novembro para abrir ao público 26 espaços artísticos com exposições, conversas e performances, entre outros eventos dedicados à arte contemporânea, envolvendo 80 artistas.
O Vagos Metal Fest, que se volta a realizar entre 29 e 31 de julho do próximo ano naquele concelho do distrito de Aveiro, juntou hoje sete bandas ao cartaz, com destaque para os norte-americanos Exodus e Cattle Decapitation e para os britânicos My Dying Bride.
Vinte e dois espetáculos, dezassete dos quais estreias, constam do programa da 24.ª Mostra de Teatro de Almada, que abre na sexta-feira na sede do concelho, anunciou a organização.
A 26.ª edição do Festival Termómetro desdobra-se num programa físico e ‘online’ que apresenta 24 bandas em oito cidades, a começar por Castelo Branco, no sábado, com a participação especial de Surma.
O festival Rolling Loud, que se vai estrear na Europa no próximo ano com um evento em Portimão, acrescentou o ‘rapper’ Travis Scott ao cartaz, anunciou a organização.
O vencedor do Prémio Camões 2020 vai ser anunciado na terça-feira, pela ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, após reunião do júri, sem que esteja ainda marcada a entrega do prémio do ano passado.