O filme "O pesadelo de António Maria", de Joaquim Guerreiro, vai ser exibido este mês em Lisboa e no Porto, para lembrar que o cinema português de animação faz cem anos.
A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood revelou a lista de primeiros apresentadores, não se confirmando um boicote generalizado da indústria após várias controvérsias.
A cantora e atriz causou sensação ao dizer que foi despedida de "Clube de Combate" porque recusou a "chantagem" de Brad Pitt, um dos protagonistas, para fazer um filme sobre Kurt Cobain.
A técnica Anick Bilreiro, especialista nas áreas de media, internacionalização, cinema e audiovisual, do Ministério da Cultura, foi esta segunda-feira designada vice-presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual, em regime de substituição, pelo ministro Pedro Adão e Silva.
O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, vai receber equipamento de projeção digital de cinema e de vídeo, imagem e tecnologia, num investimento de 150 mil euros.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lamentou hoje a morte de Graça Lobo, cineclubista e antiga coordenadora do Plano Nacional de Cinema, recordando que ajudou "a criar cinefilia".
A Portugal Film Commission (PFC) termina hoje funções enquanto estrutura de missão, mas o Governo garante que terá continuidade em 2023, embora se desconheça qual o futuro modelo de funcionamento.
A primeira coordenadora do Plano Nacional de Cinema, Graça Lobo, de 66 anos, morreu na madrugada de hoje no Hospital de Faro, disse à agência Lusa fonte da Direção Regional de Cultura do Algarve.
O cinema do realizador português Paulo Rocha vai ser exibido numa nova retrospetiva em Tóquio, entre fevereiro e março, revelou hoje a embaixada de Portugal no Japão.
Três 'film commissions' regionais, do Centro, Arrábida e Alentejo e Ribatejo, manifestaram hoje preocupação sobre o futuro da Portugal Film Commission (PFC) e pediram mais esclarecimentos ao Governo sobre esta estrutura de missão, que termina funções na sexta-feira.
Realizado por Maryam Touzani, "Le Bleu du Caftan" está na lista de 15 finalistas para a categoria de Melhor Filme Internacional dos prémios americanos.
Mal financiado e a "olhar para dentro", o cinema japonês já não consegue atrair novos talentos, lamentou o realizador de "Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões".
Nem Dwayne Johnson, nem John Cena: o realizador Rian Johnson revelou ser um grande fã de Dave Bautista e isso alterou a sua personagem em "Glass Onion: Um Mistério Knives Out".
Houve uma bofetada de Will Smith e grandes safanões na Disney e na DC Comics no cinema, enquanto Hollywood continuou a recuperar lentamente da pandemia com o regresso dos grandes filmes e receitas de bilheteira. O ano foi ainda o de uma vitória histórica nos Óscares para as plataformas de streaming,