O ciclo “Música & Revolução”, da Casa da Música, no Porto, a decorrer entre sexta-feira e domingo, é este ano dedicado ao Maio de 68, com uma série de concertos que “espelham a pluralidade estética da época”.
O espetáculo “Ainda Marianas”, que põe em cena “As novas cartas portuguesas” e o julgamento das suas autoras, quer mostrar a voz política e literária de um obra que “estranhamente”, ao fim de 50 anos, ainda é desconhecida.
O Caramulo Experience Centre, que vai ser inaugurado no sábado, assume-se como uma extensão do Museu do Caramulo dedicada ao automobilismo e ali será possível andar em carros antigos e ver ‘in loco’ o processo de restauro.
O fadista Carlos Leitão atua em maio na Áustria, Alemanha e Suíça, acompanhado pelos músicos Henrique Leitão e Bruno Chaveiro, na guitarra portuguesa, Carlos Menezes, no baixo.
O músico Manuel Maio apresenta o seu novo disco, “Sem olhar ao Tempo”, no próximo dia 24, às 21h30, na Casa das Artes de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra e, no dia seguinte, às 19h00, no Auditório CCOP, no Porto.
A poesia completa de António Torrado (1939-2021), “Das Coisas Interiores”, vai ser publicada na primeira semana de maio, disse à agência Lusa o escritor Jorge Reis-Sá.
O município da Guarda assinala o dia 25 de Abril com um programa que engloba homenagens a título póstumo, exposições, música, torneios desportivos e uma sessão solene.
O artista português Pedro Cabrita Reis vai apresentar, no âmbito da Bienal de Veneza, a obra “Field”, especialmente concebida para a Igreja di San Fatin.
Uma guitarra vermelha, que acabou destruída num camarim e que supostamente deu origem ao fim do grupo de rock britânico Oasis, vai a leilão em Paris a 17 de maio, informaram os organizadores.
Uma grande senhora, atriz enorme, “a diva do teatro” e “uma das melhores atrizes do mundo” foram algumas das frases mais repetidas por admiradores de Eunice Muñoz, na Basílica da Estrela, em Lisboa, na tarde de terça-feira, antes da partida do funeral da atriz.
A curadora-geral da Bienal de Arte de Veneza, Cecilia Alemani, espera que o evento seja um "canal para manter vivo o debate" sobre a arte e a atualidade, e que "tenha significado para as gerações mais jovens".
Abraçar os artistas locais e nacionais é o objetivo do festival Oh da Praça!, que regressa entre os dias 22 e 25 de abril com concertos, ‘street art’ e dança a Pombal, no distrito de Leiria.
“Timbuktu”, um dos ´best-sellers` do escritor norte-americano Paul Auster, está na base da peça “Vadio”, que sobe ao palco do Teatro Meridional, em Lisboa, de 28 de abril a 1 de maio.
O Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria, no Monte Estoril, nos arredores de Lisboa, organiza no próximo sábado, às 18h00, um recital dedicado à música portuguesa para canto e piano, sobre poemas de Fernando Pessoa.
"Spiritus”, um espetáculo de ‘vídeo mapping’ inspirado no universo poético de Fernando Pessoa, vai ser projetado na Igreja dos Clérigos (Porto), no próximo dia 28 de abril, avançou hoje à Lusa fonte do conjunto arquitetónico dos Clérigos.
A cantora e compositora Bárbara Tinoco anunciou hoje a sua digressão, até setembro, que passará pelos festivais Rock in Rio, em Lisboa, a 19 de junho, e MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, a 16 de julho.
Francisco Fanhais, João Afonso e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense – Música Velha sobem, dia 23, ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, para interpretarem o álbum “Cantigas do Maio”, de José Afonso.
A peça “Em Baixo e em Cima”, a partir de Samuel Beckett, numa encenação de Jorge Gomes Ribeiro, estará em cena, de dia 26 a 30 deste mês, no Teatro do Bairro, em Lisboa.
O Festival Impulso vai realizar-se nas Caldas da Rainha entre os dias 23 e 25 de junho, numa edição que conta pela primeira vez com um palco móvel, num autocarro que levará música à cidade durante três dias.