O conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian lamentou hoje a morte do artista Julião Sarmento, em Lisboa, recordando o carisma e apontando-o como "um dos mais importantes artistas portugueses da sua geração".
A Câmara de Coimbra vai organizar este mês o I Encontro Literário Internacional "Cidades Invisíveis", no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e que tem Santiago de Compostela como município convidado.
O Matosinhos em Jazz, que deveria decorrer em julho naquela cidade do distrito do Porto, só irá realizar-se em 2022 devido à COVID-19., depois de em 2021 também ter sido adiado, anunciou hoje a organização.
A maioria dos trabalhadores independentes da Cultura está inscrita nas Finanças e na Segurança Social, mas há “desfasamentos” nestes sistemas que evidenciam "situações de desproteção social", revelou hoje o Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).
A inquietação e a pulsão do desejo marcam profundamente a obra do artista Julião Sarmento, muito inspirada no cinema, na arquitetura e na literatura, áreas que influenciaram a sua necessidade experimentalista ao longo de mais de 50 anos.
O Presidente da República lamentou hoje a morte de Julião Sarmento, considerando-o "um dos mais talentosos" artistas portugueses das últimas décadas e enaltecendo a "modernidade provocante" das suas obras e a sua "presença ímpar" neste tempo.
O príncipe Harry juntou-se à realeza pop, incluindo Jennifer Lopez, num espetáculo em Los Angeles que visou promover uma vacinação global mais rápida e justa contra a COVID-19.
A escritora Lídia Jorge foi a vencedora do Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o livro “Em Todos os Sentidos", anunciou hoje a organização.
O primeiro-ministro lamentou hoje "profundamente" a morte de Julião Sarmento, considerando que deu um importante contributo para a internacionalização da arte portuguesa e que fez parte de uma geração que renovou a prática artística na década de 1980.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte do artista plástico Julião Sarmento, lembrando a sua obra diversa e transversal, de que destaca o trabalho sobre o corpo e o desejo.
Burning Man, o festival anual de contracultura que se celebra no sudoeste dos Estados Unidos, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de COVID-19, com planos para voltar em 2022.
O novo livro de David Lagercrantz, "Obscuritas", numa tradução para português de Ivan Figueiras, é publicado no dia 1 de novembro, anunciou a Porto Editora.
A banda Os Quatro e Meia atua em 25 de junho de 2022 no Estádio Cidade de Coimbra, num concerto que é considerado o maior desafio da sua carreira e que é realizado depois de ter esgotado consecutivamente seis espetáculos em nome próprio.
O quarto evento teste-piloto em Portugal, na sequência do processo de desconfinamento e para avaliar a exequibilidade dos espetáculos culturais com público, vai decorrer em Lisboa, no domingo, com um espetáculo de comédia no Campo Pequeno.
O artista plástico Julião Sarmento, um dos mais internacionais artistas portugueses, morreu hoje, em Lisboa, aos 72 anos, confirmou à agência Lusa a galerista Cristina Guerra.
O programa do Ciclo de Concertos de Coimbra (CCC) inclui desta vez um fórum sobre a importância de "saber ouvir" nas diversas artes e noutros domínios da sociedade, que começa na quarta-feira e se prolonga até dia 27.
A companhia Artistas Unidos, que estreou "Morte de Um Caixeiro Viajante", de Arthur Miller, em 23 de abril, em Portalegre, anunciou hoje o cancelamento das récitas previstas para Guarda, Ponte de Lima e Braga, na digressão da peça.
A Casa do Artista, em Lisboa inaugura na quinta-feira uma exposição retrospetiva de fotografias do ator Ruy de Carvalho, de 94 anos, que faz parte do elenco da peça "A Ratoeira", atualmente em cena no teatro Armando Cortez, desta instituição em Lisboa.
Um concerto de fados e bossa nova, com a cantora lusodescendente Iliana Gonçalves, vai assinar o Dia Mundial da Língua Portuguesa na Venezuela, através de distintas plataformas, como Zoom e Youtube, anunciou hoje a embaixada de Portugal em Caracas.