O poeta e ensaísta Fernando Guimarães é o vencedor da edição comemorativa dos 25 anos do Grande Prémio de Literatura dst, pela sua obra "Junto à Pedra", adiantou hoje à Lusa a organização deste galardão.
A Assírio & Alvim publica hoje uma nova edição da autobiografia de Ruben A., com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, que enaltece o homem “culto e independente” que injustamente viveu “no país errado e fora do seu tempo”.
Enquanto decorre a Feira do Livro de Lisboa (encerra a 13 de setembro), várias obras têm ganho uma segunda vida depois das paralisações geradas pela pandemia. É o caso de “História da Fotografia – ao Encontro das Imagens” (edições Colibri), um belo voo pela história de uma das mais notórias e perene
A artista Odete venceu a primeira edição do RExFORM – Projeto internacional de Performance, no valor de 12 mil euros, prémio criado este ano para promover a criação artística contemporânea, acompanhando a evolução do conceito de performance, foi hoje anunciado.
Um livro da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, composto por apontamentos e ilustrações que retratam o período de quarentena a que foi forçado, em 1879, depois de regressar do Brasil, acaba de ser reeditado pela PIM! Edições.
O músico Bruce Springsteen anunciou hoje a edição de um novo álbum, no próximo dia 23 de outubro, gravado com a E-Street Band, que terá por título "Letter To You".
A vida de artistas e artesãs portuguesas, como a pintora Paula Rego, a designer de moda Ana Salazar ou a carpinteira Irene Mourão, foram reunidas em livro numa compilação de cem entrevistas que será lançada a 21 de setembro.
O ator Bruno Candé, que morreu baleado em julho passado, vai ser recordado no dia 18 por oito salas e companhias de teatro, com a receita dos espetáculos desse dia a reverter na íntegra para a família.
Coimbra recebe durante seis dias, de 15 a 20 de setembro, os Encontros Mágicos - 24.º Festival Internacional de Magia, com muitas alterações devido à pandemia da COVID-19, mas com garantia de criatividade e inovação, foi hoje anunciado.
O Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas – Portingaloise vai realizar-se entre sexta-feira e domingo, em Vila Nova de Gaia, conjugando criação, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX.
O Teatro Luís de Camões (Lu.Ca), em Lisboa, reabre portas no dia 26 com o espetáculo catalão “Los Protagonistas”, depois de seis meses de programação online para jovens e crianças, em tempos de pandemia.
A Quetzal vai publicar “Pela Terra Alheia”, um livro de Ramalho Ortigão com textos de viagens que estava fora de circulação há mais de 60 anos, e que agora regressa às livrarias na coleção de literatura “Terra Incógnita”.
O Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, no Porto, recebe, de sexta-feira a 11 de outubro, a exposição "da serra e da terra", que coloca em diálogo cinco artistas diferentes e rejeita "uma visão idealizada" do rural.
O artista norteamericano JonOne vai apresentar a primeira exposição individual em Lisboa, com obras inéditas, concebidas para o espaço da Galeria Underdogs, que é inaugurada na sexta-feira, a par da produção de uma obra de arte pública.
O músico norte-americano Ronald Bell, cofundador do grupo de soul e funk Kool & The Gang, morreu na quarta-feira, aos 68 anos, noticiou a Associated Press.
A Orquestra Sem Fronteiras (OSF) retoma as suas atividades esta quinta-feira, dia 10 de setembro, com a produção do seu próprio podcast, que conta mensalmente com personalidades do mundo da música, das artes e da culturais.
O escritor e bibliófilo argentino-canadiano Alberto Manguel vai doar a sua biblioteca à Câmara Municipal de Lisboa, um espólio de 40 mil volumes que vai compor o futuro Centro de Estudos da História da Leitura.
A quarta edição do Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas arranca dia 12 de setembro, com espetáculos que vão chegar a 15 concelhos num novo modelo, que inclui temporadas de outono e de primavera.
A coreografia "Mal - Embriaguez Divina", de Marlene Monteiro Freitas, vai ter estreia nacional a 24 de setembro, na Culturgest, em Lisboa, e irá em seguida para o Rivoli - Teatro Municipal do Porto, em outubro, anunciou hoje a entidade.
A escritora Leonor de Almeida, aclamada na década de 1950, "eclipsou-se numa treva de silêncio", de que é resgatada com a publicação da sua obra, a investigação de Cláudia Clemente e a homenagem da Feira do Livro do Porto.
A editora Deutsche Grammophon reuniu os 38 álbuns gravados pela pianista Maria João Pires, para o seu catálogo, desde há 30 anos, e publica-os este mês, numa só caixa, segundo o plano de novidades da editora.