A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, acusou hoje no parlamento o seu antecessor, Pedro Adão e Silva, de ter feito um "assalto ao poder" no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, garantindo "que acabaram os compadrios naquela instituição".
A ex-presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) Francisca Carneiro Fernandes, exonerada do cargo no passado dia 29 de novembro, vai "intentar uma impugnação deste ato administrativo", que considera ilegal, anunciou hoje em comunicado à imprensa.
O Governo brasileiro lamentou hoje a morte, aos 99 anos, do escritor brasileiro Dalton Trevisan, vencedor em 2012 do Prémio Camões, o maior galardão de língua portuguesa, considerando-o “um dos maiores contistas do país”.
O Museu do Fado, em Lisboa, vai ter obras de ampliação no próximo ano, e poderá vir a encerrar parcialmente, disse hoje o presidente da empresa municipal de Gestão e Animação Cultural (EGEAC/Lisboa Cultura).
José Falero não terminou a escola, teve vários empregos temporários, leu o primeiro livro com 20 anos e só então escreveu “Os Supridores”, um premiado romance de estreia, sobre os subúrbios brasileiros, que chegou agora a Portugal.
A obra completa da escritora brasileira Clarice Lispector, considerada um dos nomes maiores da literatura lusófona contemporânea, vai ser publicada em Portugal pela Companhia das Letras a partir do próximo ano, anunciou hoje a editora.
A Apordoc, organizadora do DocLisboa, lamentou hoje declarações do presidente da Câmara, Carlos Moedas, sobre os apoios a festivais no concelho de Lisboa, lembrando que a edição deste ano do certame abriu “antes de ter recebido apoio monetário”.
A autora francesa e lusodescendente Esther Moreira estreia "Trop d'Amour" na quarta-feira, em Paris, peça de teatro bilingue e intimista inspirada na história de sua avó, que emigrou para França, e que ficará em cena até dia 13.
O rapper espanhol Morad é a primeira confirmação para o festival Summer Fest em 2025, que decorre nos dias 4 e 5 de julho na Costa da Caparica, concelho de Almada, anunciou esta semana a promotora Música no Coração.
O festival GUIdance chega à 14.ª edição em fevereiro com o objetivo de aprofundar o conhecimento e “impulsionar a empatia” com o Outro, contando para isso com vários núcleos criativos, com particular destaque sobre o Sul da Europa.
Sequela direta do clássico de terror "28 Dias Depois" do realizador Danny Boyle junta ainda no elenco Jodie Comer, Ralph Fiennes, além do regressado Cillian Murphy.
O número de livros impressos editados em 2023 diminuiu 4,3%, para 12.299, face a 2022, enquanto os preços tiveram um aumento de 4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A peça "Catarina e a beleza de matar fascistas", de Tiago Rodrigues, vai estar em cena em Viseu e Penafiel, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, anunciou o encenador e dramaturgo, nas redes sociais.
O apelo surge na sequência de uma proposta aprovada na Câmara de Lisboa para alterar "o uso de equipamento cultural para equipamento religioso", permitindo a alteração do edifício histórico.
A Câmara de Coimbra congratulou-se na segunda-feira com o anúncio da atuação dos Guns N’ Roses em Coimbra, a 6 de junho de 2025, considerando que aquele espetáculo reforça o posicionamento de Coimbra “na rota dos grandes concertos”.