Com o previsível domínio de "Barbie" e “Oppenheimer” na corrida às estatuetas douradas, as atenções e esperanças portuguesas um ano depois do feito histórico da nomeação para "Ice Merchants” viram-se para outra curta, mas em imagem real: "Um Caroço de Abacate".
A dobradinha "Oppenheimer" e "Barbie", que encheu os cinemas e pintou de cinza e rosa as redes sociais no ano passado, é a grande favorita para liderar a corrida aos Óscares, cujos nomeados serão anunciados na terça-feira.
A comissão das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril já financiou projetos ligados às artes, cinema e investigação com dois milhões de euros e assinalou a exposição sobre Amílcar Cabral como exemplo de dinamização junto do público.
Podem ser satíricas, românticas, malucas, delirantes, chocantes, negras... e ainda inclassificáveis como "Pulp Fiction". Podem ser muito diferentes entre si, mas se quiser festejar o dia internacional do riso estes 50 filmes aparecem sempre nas listas das melhores comédias de sempre.
Um conjunto de 20 associações, incluindo duas portuguesas, exigiu ação dos governos a nível internacional para que protejam as indústrias locais e imponham maiores contributos das plataformas.
Além do épico de Christopher Nolan, "Pobres Criaturas" e "Assassinos da Lua das Flores" receberam boas notícias na corrida para os prémios da Academia Britânica de Cinema.
As atenções viraram-se para Neve Campbell após a saga mergulhar no caos com as saídas do realizador Christopher Landon e das atrizes Melissa Barrera e Jenna Ortega.
Projeto que terá Henry Cavill como protagonista recebeu luz verde graças a um novo acordo do realizador com o estúdio Lionsgate que também envolve o futuro da saga "John Wick".