A 70.ª edição da Berlinale exibe, durante 11 dias, 342 filmes nas diferentes secções. Não há trabalhos portugueses entre os 18 finalistas na competição oficial, mas sim dois atores.
Presença portuguesa não surge na corrida ao prémio principal do festival que arranca esta quinta-feira e inclui uma nova mostra dedicada a novas formas de fazer cinema.
Os critérios de atribuição de apoios a festivais de cinema favorecem eventos localizados nas principais cidades do país, concluiu uma tese realizada em Coimbra, que assinala que os festivais não "têm servido para colmatar a falta de oferta de cinema em regiões dele carenciadas".
O filme "Variações", de João Maia, sobre o músico António Variações, lidera os prémios do cinema português Sophia, com 17 nomeações, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
Os concursos de 2020 de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abrem hoje com 22,7 milhões de euros, com um aumento de verbas para o apoio à exibição, à produção de documentários e escrita para audiovisual.
Prémios de Animação Ibero-Americana serão atribuídos em abril, na ilha de Tenerife. "Tio Tomás a Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, e "Klaus", de Sergio Pablos, que conta com os portugueses Sérgio Martins e Edgar Martins na equipa, estão nomeados.
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, foi nomeado pela Academia Canadiana de Cinema e Televisão, estando também na lista os lusodescendentes Nelson Ferreira e Pedro Pires.
"Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker", "Bad Boys Para Sempre" e "1917" estão entre os mais vistos. Entre os portugueses, destaca-se "O Filme do Bruno Aleixo".
Controvérsia começou com o vestido que Natalie Portman usou nos Óscares e uma capa com o nome de mulheres que ficaram de fora da categoria de Melhor Realização.
Sequelas com algumas das mais populares sagas e outras a procurar nova vida nos cinemas são o programa principal para 2020, onde regressam apostas fortes da Disney, Marvel e Pixar. Dos filmes que já estrearam desde janeiro até aos que vão chegar ao cinema até dezembro, saiba o que não pode perder.
Acusada de estar desligada da realidade do cinema francês, direção da Academia de Cinema francesa demitiu-se. Em causa estão ainda as críticas às 12 nomeações de "J'accuse - O Oficial e o Espião", de Roman Polanski.
O caso do tetraplégico espanhol Ramón Sampedro colocou o debate sobre a eutanásia nos ecrãs do mundo, através do filme “Mar Adentro”, e levou a discussão do cinema e das televisões para as ruas.
Estúdio fez segredo da personagem, mas identidade foi revelada por um dos atores que faz parte do primeiro casal gay do Universo Cinematográfico Marvel.